A Brazil135, ultramaratona de 135 milhas, ou 217 km, válida pelo Campeonato Mundial de Ultramaratonas de 135 milhas, aconteceu entre os dias 20 e 22/jan. E, na categoria principal, o atleta tem até 48h para completar o percurso.
A prova é toda realizada na Serra da Mantiqueira, entre Minas e São Paulo, no Caminho da Fé. Este é uma das rotas de peregrinação brasileira, como é o Caminho de Santiago. No caso do Caminho da Fé, o término é em Aparecida, o maior Templo do mundo dedicado a Maria.
E a corrida utiliza os piores 217 km deste Caminho. Para se ter uma idéia, são 10mil metros acumulados de subida e 9mil de descida. Ou seja, equivale a subir e descer um Everest.
Como precisei operar o joelho no meio do ano passado, por causa de uma lesão ocorrida na Ultramaratona Mountain2Valley em Israel, resolvi me preparar com mais cuidado.
Comecei a treinar com o Professor Renato Meireles e incluímos alguns exercícios funcionais, corrida na água com colete, e algumas outras rotinas, além da manutenção da musculação, yoga, corrida e pedal.
Além disso, dei maior ênfase na parte nutricional com o apoio da Nutricionista Christiane Rodrigues, que tinha como desafio melhorar minha alimentação durante as provas, além de tentarmos melhorar a ingestão de carboidratos durante as corridas, já que não me adapto bem ao uso dos carboidratos em gel.
Consegui me adaptar muito bem ao Carboplex, que foi sempre misturado com o repositor SUUM e que gerou um ótimo resultado.
A nossa equipe de apoio foi um ponto alto e fundamental. Esse ano acabamos não contando com o Marcelão por conta do nascimento do Bernardo e o Leo, que iria fazer meu pacer, não pôde viajar, pois sua Yasmin sofreu um pequeno acidente.
Acabamos viajando com uma equipe de apoio de três pessoas. O Rodrigão, a Christiane e o Roberto Nahon.
Nahon, que é um velho amigo, além de meu ortopedista, ficou de correr uns 30km, a Chris, mais uns 30 e o Rodrigão dirigiria o carro quase o tempo todo. Faltava o resto da distância que seria do Marcelão e do Leo.
Mas, a prova começou e foi tudo dando muuuuito certo. A temperatura estava muito boa, nenhuma sensação de enjôo e me sentindo forte.
Resultado: Me hidratei e alimentei bem, dormi quase 40 minutos durante toda a prova, o Nahon correu ao todo cerca de 110km (iam ser 30!!!), a Chris correu 32km, o Rodrigão foi impagável, e nos divertimos muito!
De quebra, conseguimos baixar nosso melhor tempo em quase 5h e terminamos em 11º lugar, com 33h51min.
Gostaria, como sempre, de agradecer aos parceiros e amigos que nos acompanham de perto, ou mandando seu carinho e boas vibrações de longe.
Valeu Solo! Valeu BodyTech! Valeu Deuter!
Valeu Galera!
Grande abraço a todos!
Mauro e Equipe
www.ontherocks.com.br