Na Expedição Mediterrânea, descobri que a gastronomia turca é simplesmente deliciosa.
Uma incrível diversidade de sabores e aromas, em pratos preparados com ingredientes básicos, legumes frescos, frutas, azeite de oliva, carnes, pescados e molhos excelentes. Como primeiro prato, podemos degustar diversos aperitivos a base de frios como os salsichões, além de saladas, pães e sopas. Falando em sopas, vale à pena provar a iskembe corbasi, feita com tripas, farinha e molho de vinagre, ou a deliciosa yayla corbasi, cozida com iogurte, farinha e tomate vermelho.
Doces Turcos
Seguindo a linha grega, legumes como a beringela e abobrinha são recheados com arroz, pinhões e passas.
Os pratos principais normalmente combinam verduras com carnes e pescados.
Beringelas, pimentões, tomates e batatas servem de acompanhamento às carnes de cordeiro, vaca, terneira e frango.
Verduras e legumes
A carne de porco é proibida para os muçulmanos e os peixes são pagos de acordo com seu tamanho. Quanto maior, mais caro. Eu provei um kebab de cair o queixo! O melhor prato que comi em toda a expedição. Carne cozida no vinho, com molho de iogurte e cogumelos, arroz, backed potato e salada. Inesquecível!
Um Kebab inesquecível
As sobremesas são fartas e vão desde frutas muito frescas, como os esplendidos pêssegos e cerejas, até deliciosos doces que se desmancham na boca. Há por exemplo o tulumba, bem parecido com o churros espanhol, os kaayif empapados de calda de açúcar, o muhallebi, pudim delicioso ou os dondurma, sorvetes de todos os sabores.
As comidas são servidas em pequenas cantinas, em restaurantes e até mesmo nas ruas.
De dar água na boca!
Afiyet Olsun! *
Bom apetite! * Por Valéria Zoppello