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Desvendando a suspensão dianteira da bike

Decidiu montar uma bicicleta ou realizar um upgrade? Vamos dar uma atenção à suspensão dianteira.

Suspensão dianteira da bike

Antes de escolher uma suspensão, devemos observar algumas coisas:

Verificar o curso de suspensão que o quadro aceita e ver se são compatíveis (todo quadro tem uma margem, fugindo dela, a estrutura física do quadro fica comprometida, há uma fadiga e
consequentemente uma ruptura);

O diâmetro do canote de direção, que também deve ser compatível com o quadro;

O comprimento do canote de direção deve ter uma sobra prevista em relação à caixa de direção.

Terminada essa análise de compatibilidade, precisamos considerar alguns fatores exclusivos da suspensão e são eles: tipo, curso, retorno, trava e sag. Vamos entendê-los:

Tipos de suspensões

As suspensões podem ter 3 tipos de amortecimento: A ar comprimido, a mola ou a elastômero (uma borracha).

As suspensões a ar comprimido, normalmente são as mais leves. Existem modelos simples e sofisticados. Estes permitem o travamento do sistema de suspensão com acionamento no guidão ou na própria suspensão.

As suspensões com mola são mais robustas e possuem mair durabilidade, além de suportarem maior impacto. Normalmente são as mais indicadas para a prática do downhill.

As suspensões com elastômero, normalmente são mais simples e usadas no cotidiano para uso urbano ou em lugares que não exijam muito da suspensão dianteira.

Curso de Deslocamento

curso da suspensão bike

O curso de deslocamento é a distância que a suspensão percorre quando aplicada uma pressão sobre a mesma. Suspensões com maior curso são mais indicadas para a prática do downhill e aquela com menor movimento para terrenos mais planos ou subidas. Algumas suspensões permitem o ajuste do curso de deslocamento.

Retorno

O retorno é o tempo que a suspensão retorna à sua posição após ter sido pressionada. Esta característica tem um papel importante no conforto da sua pedalada. Alguns modelos permitem a regulagem do tempo de retorno.

Trava

Outra característica de alguns modelos é que eles permitem o travamento do sistema de amortecimento transformando a mesma em um garfo fixo. Esse travamento pode ser útil no momento de uma subida ou Sprint, além de poder melhorar a performance e necessitar menor esforço para pedaladas em asfalto.

SAG

SAG é a abreviação de suspension adjustments gap, que pode ser entendido como a diferença de ajuste de suspensão. Ele é responsável pela altura e rigidez da suspensão. Nada mais é do que o quanto a suspensão dianteira comprime quando você senta na sua bicicleta. Esta é uma característica importante para suspensões dianteiras a ar comprimido, pois estas permitem o ajuste do SAG.

Cicloabraços,
Gledson Silva – Ciclorganico

https://www.twitter.com/ciclorganico

Arquivado em: Bike Tags: Bike, Ciclorganico, Mecânica de bike, Suspensão bike

5 Comentários em "Desvendando a suspensão dianteira da bike"

  1. Pedro Kozlakowski disse:

    Olá!
    A minha suspensão está com um leve jogo, bem visível com a bike parada e o freio dianteiro acionado e movendo o guidão pra frente e pra trás.
    É possível fazer em casa algum ajuste que acabe com esse jogo? Ou devo levar num mecânico por se tratar de algo mais delicado?

    Obrigado

    Email para contato: [email protected]

  2. Gledson Silva disse:

    Pedro,
    boa noite!
    Pelo que você me contou, parece que o problema não é na suspensão e sim uma folga na mesa. Faça o seguinte teste: Continue segurando freio dianteiro e mova o guidão. Verifique se há alguma folga no quadro, bem aonde a mesa se encaixa. Caso haja, dê uma apertada no parafuso da mesa (o que fica em cima). Aperte até sentir o jogo de direção mais firme. Tente e me diga se deu certo.

    Abçs

  3. makein disse:

    parabens pela iniciativa de explicaçao de suspençao.
    estou com imensas duvidas, , porque as suspençoes de bike sao tem preço tao absurdo? se comprararmos com motocicletas? e estas tem suspençoes por exemplo da cg 125, dura uma eternidade, e o preço ascessivel.
    uma uspençao RST omega TNL , é de mola e elastomeros?
    uma suspençao proshock E- 100 R é de mola e elastomero?
    destas duas, qual a melhor? em termos de durabilidade e manutençao?

  4. evaldo disse:

    olá gostaria de tirar uma duvida minha bike é uma aro 26 e estou querendo por uma suspensão 29 de 120mm na dianteira, por que quero que ela fique um pouco alta na frente o que vcs achariam sobre isso, compromete o meu quadro em alguma coisa ?

  5. paulo igor disse:

    a suspensao da munha bike de repente travou e ela por algun acaso nao esta funcionado ou abaixando conforme o peso ou pressão
    O que aconteceu e pq ela nao ta funcionando mais?
    tenho de trocar?

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