09/08/2008
Hoje é dia de levantar acampamento! Acordamos cedo, arrumamos tudo e antes do café da manhã as barracas já estavam desmontadas.
Tomamos café da manhã, colocamos as coisas na van e partimos em direção ao nosso próximo destino: Paxson. Pegamos a Denali Highway, uma estrada de cascalho com 135 milhas (217 km) que passa por paisagens magníficas!
Construída em 1957, esta estrada liga Cantwell (onde estávamos) à Paxson e foi a primeira via de acesso ao Denali National Park. Esta área foi toda coberta por glaciares no passado e é onde ocorre a drenagem dos 3 principais rios no interior do Alasca: Copper River, Tanana/Yukon e Susitna.
Na época da construção da estrada foram construídas diversas Roadhouses, praticamente uma a cada 30 milhas, para que os viajantes pudessem comer e beber alguma coisa e até mesmo passarem a noite. Eram uma espécie de pousada de beira de estrada. Algumas ainda existem e paramos rapidamente em uma delas (Home Style Cooking Cafe) para irmos ao banheiro e comer uma daquelas deliciosas tortas caseiras de frutas vermelhas.
Viajamos por algumas horas até que passamos pelo rio Maclaren e começamos a subir até oMonte Maclarem, ponto mais alto do sistema viário do Alasca. Como já estava ficando perto da hora do almoço, paramos para uma pequena caminhada para abrir o apetite. A parada foi em um local de onde saiam duas trilhas: para o Osar Lake e para o Monte Maclarem. Optamos por seguir a segunda, pois Joe nos disse que a vista era mais bonita.
Caminhamos por aproximadamente 40 minutos até conseguirmos avistar o Glaciar Maclarem, tiramos diversas fotos da paisagem impressionante e voltamos para a van, para encontrar uma mesa de piquenique montada, com nosso almoço pronto. Como de costume, comemos sanduíches e algumas guloseimas engordativas!
Nos sentimos mais uma vez em um file americano, pois a hospedaria era no meio do nada, a pessoa que atendia no bar era a mesma da lanchonete e a decoração não dá nem para descrever. Deixamos nossas coisas no quarto e voltamos para a van, para irmos fazer uma caminhada até o Gulkana Glacier.
Esta caminhada foi curta mais muito legal. O tempo não estava bom, mas fomos assim mesmo. Após atravessarmos uma ponte suspensa, chegamos ao vale do glaciar onde Joe parou para nos ensinar sobre a formação de glaciares.
Quem quiser saber o que são Morainas e um pouco mais sobre glaciares e sua formação, pode olhar na Wikipedia. no link ao lado: http://pt.wikipedia.org/wiki/Geleira.
Como estava começando a chover mais forte resolvemos voltar para a hospedaria, para os tão esperados banho e jantar.
Amanhã tem mais!
Pedro Lacaz Amaral