0
  
     

Turismo e Esporte de Aventura – Rio de Janeiro e São Paulo

Seja atleta por ofício ou de fim de semana, todo mundo sabe que viajar para curtir uma bela cidade e, de quebra, praticar um esporte é sempre a combinação perfeita. Principalmente se o objetivo for fazer uma viagem no estilo turismo de aventura, com a prática de esportes radicais e a adrenalina correndo solta nas veias. Embora possam parecer urbanas demais para esse tipo de atividade, as capitais brasileiras podem se mostrar as melhores opções para a prática do turismo de aventura. Como Rio de Janeiro e São Paulo, no sudeste do Brasil, onde até mesmo a selva de pedra pode acabar se tornando um belo cenário para a prática de esportes radicais e, quem sabe, de modalidades que englobem, também, ecoturismo.

Quem reserva melhor hotel em uma dessas duas cidades vai ter os dias de estadia tomados completamente pela variedade de opções de turismo de aventuras que fornecem as duas mais importantes capitais brasileiras (uma por ser metrópole de negócios, outra por ser o destino turístico mais procurado da América Latina e um dos cinco primeiros destinos turísticos de todo o hemisfério sul do planeta). Em terra, céu e mar (quando há mar, como no caso do Rio), vai ser difícil conseguir escolher entre tantas boas opções para se viver a aventura esperada no centro urbano.

Em São Paulo, não só a capital paulista é um bom centro de esportes de aventura e turismo, como escalada e paraquedismo, como também as cidades vizinhas se empenham em dar ao turista a melhor experiência de aventura. Em cidades como Brotas e Campinas é possível encontrar opções como canoagem, rafting, trilhas de natureza selvagem, entre outras boas opções de passeio. Para quem vai pela aventura, o melhor é procurar por um hotel barato no centro de São Paulo, de onde é possível ir sem muito mistério a essas cidades vizinhas ou para qualquer bairro da capital paulista a procura do turismo de esportes. Os mais ávidos por aventura e natureza não podem se esquecer de dar uma passadinha no litoral paulista, de preferência na cidade de Santos, e aproveitar os dias de sol para o surfe. Essa é mais uma das vantagens de se gastar pouco com hospedagem em São Paulo: você dificilmente vai conseguir ficar dentro do quarto de hotel por muito tempo.

Para quem está nessa vibe de achar hoteis baratos Rio de Janeiro, a grande vantagem é que o turismo de aventura local é forte e também cheio de opções. O turismo do surfe, do windsurfe, dos mergulhos em praias de corais e dos passeios de lancha existe, mas não é só essa modalidade que toma conta da cidade maravilhosa. Ao contrário – nesse caso, a água é apenas um (bom) detalhe na capital fluminense.

O Rio também se esmera no turismo de aventura na parte terrestre, onde os turistas podem desfrutar de todas as possibilidades de passeio, trilha e expedição na Floresta da Tijuca, a maior floresta urbana do país, onde é possível conhecer a pé ou de bike, praticando esportes e compartilhando das belezas naturais ao mesmo tempo. Nesse sentido o Morro da Gávea também merece ser visto, já que tem lindas trilhas próximas à região das praias. Se subir lá, não deixe de terminar sua viagem de aventura do melhor jeito possível: com um voo livre de asa delta, que sai da Pedra da Gávea e dá ao turista o privilégio de uma vista sensacional no recorte litorâneo daquela região. Depois desse tipo de passeio, você vai elevar seu nível crítico quanto a turismo de aventuras, já que nada é mais bonito do que voar, literalmente, pela cidade maravilhosa.

Por Antonieta Vigaria
Jornalista – Pós-graduada em Gestão de Turismo.

Arquivado em: Geral Tags: Esportes de Aventura, Hotéis Rio de Janeiro, São Paulo

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 5654 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.