0
  
     

Tim Macartney-Snape – expedição no Himalaia

Tim Macartney-Snape, fundador da marca australianda especializada em soluções outdoor, a Sea to Summit, esteve pela primeira vez no Himalaia em 1978, participando de uma expedição da sua universidade ao cume do Dunagiri (7077m). Na ocasião ele se tornou o único membro da equipe a atingir o cume ,ao longo dos anos Tim tem escalado os maiores cumes do planeta, inclusive a primeira ascenção ao Monte Everest, desde o nível do mar, expedição essa que deu origem ao nome da sua marca: Sea to Summit – expedition (do mar ao cume).

sea to summit himalaia

No final de 2010, Tim se juntou a alguns amigos escaladores que participaram daquela expedição pela universidade em 1978, para tentar alcançar um cume nunca escalado. Ao comparar as expedições de 1978 com as atuais, Tim disse “Comparado com o passado recente, hoje temos muito mais opções de equipamentos, pro exemplo uma enorme variedade de equipamentos leves e a prova d’água, sacos para proteger seu saco de dormir ou equipamentos para um banho quente no acampamento base… Pude utilizar esses produtos que fazem parte da linha da Sea to Summit ou de outras grandas marcas”

sea to summit no himalaia

A Sea to Summit equipou o grupo com todo tipo de material necessário, como sacos estanques, toalhas técnicas e utesílios de cozinha outdoor, além da Sea to Summit a expedição contou com o apoio de outras grandes marcas como Vasque, Smartwool e Jetboil.

himalaia expedição

A expedição arrecadou fundos para a Fred Hollows Foundation, uma fundação que trabalha na prevenção e recuperação de pacientes nepaleses de catarata.

Notícias de Yangma Khang

Relato de Tim logo após o grupo atingir o cume.

Estamos de volta a Kathmandu, após uma expedição bem sucedida. Um membro da expedição sofreu de mau da montanha e por isso viemos de helicópetro com ele (eu e Stace). Mas está tudo bem agora. David Barton e eu atingimos o cume (6.547m) em um dia perfeito, foram quatro dias de escalada clássica, pisando na neve fofa. Deixamos nosso acampamento (a 5.850m) às 4 horas da manhã. 4 outros membros da equipe atingiram um cume secundário e ainda virgem, a 6.128m e todos retornaram com segurança ao acampamento base naquela noite, chegando às 22:30.

himalaia x series sea to summit

Localizado no Tibet na fronteira entre Kanchenjunga and Everest, o cume nos brindou um vista fantástica da face leste do Everest e Makalu, em outra direção, imagens fantásticas do Kanchenjunga e Jannu, e um pouco mais além uma vista da planíce do Tibet. Sendo um cume que nunca havia sido conquistado antes, um dos aspectos mas bacanas dessa expedição foi exatamente ter que desbravar o caminho de aproximação da montanha, escolher um local viável para a montagem do acampamento base e decidir uma rota segura até o cume… então tivemos que utilizar mapas o tempo todo.

Nossa aproximação até a cidade de Taplejung levou 12 dias. Essa aproximação se deu em condições severas, debaixo das famosas monções, que chegaram tarde nesse ano… muita chuva, o que significava grandes condições para testar equipamentos!!!! Duffles e sacos estanques foram submetidos a condições realmente severas… muitas vezes carregados de forma rústica pelos Yaks.

sea to summit na neve himalaia alta montanha

Na montanha estamos aptos a apreciar os benefícios de produtos desenhados para esse tipo de ambiente, e uma solução outdoor que nos orgulhamos de ter desenvolvido é a linha X-Series. Um dos grandes desafios em escaladas de alta montanha é se manter hidratado e ter o equipamento correto para essa situação pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu objetivo. O objetivo da Sea to Summit é prover material leve, resistente e de confiança para esse tipo de experiência. Em uma expedição dessas eu pude provar, testar e criticar uma ampla série de produtos… Mau posso esperar pela próxima expedição.

Após a escalada fomos a uma vila chamada Sipalee, localizada em uma área remota no leste de Katmandu, onde tradicionalmente tem muitos jovens que fazem um dinheiro extra trabalhando em expedições como a nossa, o que nos faz sentir ainda melhor, pois de alguma forma estamos ajudando essa população. Falando em ajuda e responsabilidade social, a equipe do Fred Hollows Foundation, já realizou cerca de 500 exames e quase 70 cirurgias de catarata, uma ação fantástica, já que a grande maioria desses pacientes não teriam condições de receber nenhum tipo de tratamento.

sacos estanque sea to summit neve

Depois de alguns dias em Katmandu, Tim voou de volta a Londres, onde teve a honra de discursar em um evento chamado “O Primeiro no Everest”, na Royal Geographical Society, organizado pelo primeiro britânico a escalar o Monte Everest, Doug Scott. Esse evento reuniu um número sem precedentes de montanhista emblemáticos, como George Band, membro da primeira expedição britânica, Tom Hornbein (membro da primeira expedição americana), Reinhold Messner e Peter Habeler, os primeiros a escalar o Everest sem oxigênio, Erhard Loretan (O primeiro a chegar ao cume sem fazer nenhuma parada) e Tim (primeira ascensão ao cume, vindo do nível do mar… a expedição Sea to Summit de 1990). Além da honra de discursar em tamanho evento, Tim também foi convidado a falar sobre suas expedições no tradicional jantar anual do The Alpine Club… essa foi a primeira vez que um australiano recebe essa honra.

Arquivado em: Escalada, Montanhismo, Sea to Summit Tags: alta montanha, expedição, himalaia, sea to summit

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 2019 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.