2
  
     

Sacos de dormir: pena de ganso ou sintético?

Uma das dúvidas que atormentam alguns aventureiros que gostam de se “meter numa fria” é o tipo de saco de dormir que eles devem levar – o que seria melhor do ponto de vista do trabalho para cuidar, capacidade de aquecimento, tempo para aquecer… Pensando em ajudar o pessoal que vai encarar uma gelada por aí eu montei uma pequena comparação entre os sacos de dormir de pena de ganso e os de fibras sintéticas. Compare e veja o que é melhor para o seu caso!

Antes de mais nada vale citar que existem diferentes tipos de pena de ganso para uso em sacos de dormir que apresentar maior ou menor capacidade de aquecimento logo existem sacos de dormir de pena de ganso que apresentam fatores maiores ou menores de aquecimento.

1. Sacos de dormir de pena de ganso (Down)

Os sacos de dormir costumam ser preenchidos com um ou dois tipos de penas de ganso ou pato, as penas de ganso são infinitamente melhores na questão de aquecimento, mas também são mais caras. As penas usadas neste tipo de saco são de uma área específica do peito dos gansos e as aves mais velhas tem penas maiores e com melhor qualidade para este uso.

Goose down

Pena de ganso, na verdade não se trata da pena com haste e tudo, mas sim dos filamentos.

Mas como se dá o aquecimento? O aquecimento proporcionado pelo saco de dormir funciona através de um processo de retenção do ar quente entre os filamentos das penas – o mesmo acontece com algumas fibras sintéticas. A diferença entre o sintético e a pena de canso está no fato de que a pena tem uma capacidade de retenção maior, principalmente as penas de alta qualidade.

Os sacos tem uma porcentagem de mistura das penas, que deve ser sempre mais alta na quantidade de penas de ganso e menor na quantidade de outras penas. A porcentagem ideal desta mistura fica em 90/10, ou seja, 90% para penas de ganso e 10% para outras penas menores. Outras porcentagens como 70/30 ou 50/50 representam sacos com menor capacidade de aquecimento e custo mais baixo!

Vantagens se comparado com os sintéticos
Melhor aquecimento por peso, melhor compressão, melhor transporte da umidade do corpo para fora do saco (evaporação), aquece com mais rapidez e vida útil melhor do que os sintéticos desde que seja bem cuidado.

Desvantagens de comparado com os sintéticos
Não aquece bem quando molhado, requer mais cuidados, absorve a umidade gerada pelo corpo e demora muito para secar se ficar molhado.

Quando escolher a pena de ganso?
Se você precisa de pouco peso e volume e um fator mais alto de aquecimento a pena de ganso é a sua escolha certa, ambientes como alta montanha, onde a umidade do ar é baixa.

Uma dica importante para quem vai usar um saco de pena de ganso em algum ambiente de frio extremo: mantenha seu saco de dormir dentro de um saco estanque sempre que possível! Evite deixar o saco entrar em contato com umidade a ponto de molhar uma área grande ou você terá problemas para se aquecer!

No Brasil a Deuter comercializa alguns modelos de pena de ganso, nas linhas Trek Lite e Neosphere

2. Sacos de dormir de fibras sintéticas

É o tipo de saco ideal para lugares mais úmidos, com taxas de umidade do ar mais altas, ou seja, é o tipo de saco ideal para uso no Brasil – aliás esse tipo representa a grande maioria dos sacos existentes nas lojas brasileiras. São mais baratos para comprar e bem mais fáceis de manter. Como secam mais rapidamente que as penas de ganso podem ser lavados com um pouco mais de facilidade.

Vantagens se comparado com os de pena
Mantém 70% da capacidade de aquecimento ainda que esteja molhado, mais fácil de cuidar, seca com mais facilidade e dificilmente absorve a umidade gerada pelo corpo.

Desvantagens de comparado com os de pena
Mais pesado e com menor taxa de compressão do que as penas de ganso, não evapora a umidade do corpo com a mesma facilidade que as penas de ganso, vida útil mais curta do que as penas de ganso e leva mais tempo para aquecer.

Quando escolher as fibras sintéticas?
Quando o clima for quente e com uma umidade maior do ar a escolha é sempre pelo saco de fibras sintéticas.

Algumas dicas relativas aos sacos de dormir

1. Um bom saco de dormir pede igualmente um bom isolante térmico e uma boa proteção contra o vento. A perda de calor por contato com o chão ou com o vento reduzem a eficiência térmica do ambiente gerado pelo saco de dormir, sendo assim não descuide da barraca e de um bom isolante. Em caso de bivaque não descarte o isolante e procure abrigo contra o vento usando a vegetação, pedras ou mesmo montando pequenos “muros” de pedras empilhadas.

2. Não adianta ter um saco de dormir bom para locais frios e querer dormir de short lá dentro… Em muitos casos você poderá chegar a dormir até com a roupa impermeável. O normal é usar uma segunda pele e fleeces em locais de frio aqui no país, já em ambiente de alta montanha é comum usar inclusive as jaquetas de pena de ganso. Mas isso tudo depende do lugar, lembre-se do conceito de camadas das roupas e ajuste-se em cada situação combinando roupas e saco de dormir. Eu costumo muito usar um saco de dormir mais leve e durmo com uma segunda pele e fleece e em casos mais frios eu coloco até o anorak (isso no Brasil).

3. Proteja a cabeça! Essa é uma das regrinhas de ouro na altitude ou em lugares muito frios. Na hora de dormir não é diferente, use gorros de lã ou fleece em locais de frio moderado ou apele para os gorros e capuzes de anoraks/jaquetas de alta montanha em locais de maior frio.

4. Coma e hidrate-se direito! Sim, uma das funções da alimentação é contribuir para o aquecimento do corpo, sendo assim não dispense aquela refeição quente algum tempo antes de dormir.

5. Nada de álcool no frio! O álcool aquece temporariamente mas depois ele contribui para aqueda de temperatura do corpo, então, em ambiente de montanha nada de álcool!

6. De nada adianta ter um bom saco de dormir se ele estiver molhado! Transporte seu saco de dormir sempre dentro de um saco estanque, manter-se seco é importante durante a noite ou mesmo durante o dia em ambientes mais frios!

Arquivado em: Dicas Tags: dicas, equipamentos, Saco de Dormir, Tutoriais

2 Comentários em "Sacos de dormir: pena de ganso ou sintético?"

  1. João disse:

    Sem contar que para a produção da pena do ganso, vários animais são explorados e mal-tratados só para satisfazer uma necessidade idiota do ser humano como vemos neste vídeo.
    http://www.youtube.com/watch?v=_UTKBy_7pL4
    Vale a pena refletir!

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 2024 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.