2
  
     

Rua das Bruxas – La Paz (Bolívia)

Vou descrever uma rua muito peculiar no centro de La Paz, na Bolívia: a Calle de las Brujas, ou, o nome formal Calle Jose M. Linares.

O que tem de tão especial nessa rua para ganhar um post? Além das lojas de lembranças e artesanatos, o grande diferencial dessa rua são as lojas de artigos “religiosos”. Pus religiosos entre aspas, pois o tipo de religião na Bolívia é muito diferente da nossa. Essas “tiendas” tem o quase o mesmo propósito das nossas lojas de produtos de umbanda e candomblé: vender oferendas, poções, chás, amuletos, incensos, velas, defumadores e etc. Até o cheiro delas é muito semelhante.

O que nos diferencia em termos religiosos é que nos países de origem Maia e Inca não se usam imagens para os santos ou entidades. Para esses povos tudo na natureza é um deus, desde o sol até o subterrâneo das montanhas. Pachamama é uma das principais deidades. É a mãe terra, a deusa da fertilidade, para ela são feitas oferendas com fetos (abortados) de lhama pedindo fartura.

Nessas lojas tem chá de coca, bala de coca, chás para curar várias doenças, infusões e banhos para abrir caminhos, totens de pedra e madeira, amuletos para tudo e muito mais. O que me chamou atenção foi não ter nada para se fazer o mal ao próximo. Por curiosidade perguntei a uma vendedora e ela disse que não se vende esse tipo de coisa. Uma outra coisa muito, mas muito, diferente mesmo é a venda de produtos que aqui e, na grande maioria, dos outros do mundo é proibido.
A folha de coca é a principal, mas é algo que faz parte da cultura deles, e não devemos confundir coca com cocaína. Coca não é droga. Mas agora o Ayahuasca, conhecido entre nós, como chá do Santo Daime, é um tipo de alucinógeno e é vendido nessas lojas sem problema algum. Podemos achá-lo em natura (cacto da onde é extraído) ou já processado em forma de pó.

Quem for a La Paz separe um tempinho para conhecer a Rua das Bruxas, vale a pena. Ela fica duas ruas atrás da Igreja de São Francisco, no coração de cidade.

Uma dica muito importante em qualquer viagem. Sempre que nos depararmos com uma cultura diferente da nossa, nunca devemos julgar, mas sim respeitar e com isso aprenderemos cada vez mais sobre o vasto mundo que nos cerca.

Arquivado em: Viagem Tags: bolivia, calle de las brujas, la paz, rua das bruxas

2 Comentários em "Rua das Bruxas – La Paz (Bolívia)"

  1. Jeff Almeida disse:

    Estando em La Paz vale mesmo a visita a Calle de Las Brujas. Além do imenso contraste cultural, é certeza encontrar brasileiros zanzando por lá em busca de iguarias.

  2. Que legal Elque! Parabéns pela TRIP e pelo post 😀

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 2019 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.