0
  
     

Relato Equipe Kaapora – Copa Brasil de Corrida de Aventura – CBCA

24 horas e 50 minutos de prova, foi o tempo que a Equipe Kaapora, de Ivoti/RS, levou para superar os desafios da Copa Brasil de Corrida de Aventura, realizada entre os dias 07 e 09 de Junho em Vitória/ES.


A Copa Brasil, com sua primeira edição neste ano, teve suas seletivas estaduais no ano de 2011, classificando para este evento as três melhores equipes de cada estado, disputando o titulo de Campeão Brasileiro de 2011. As modalidades e suas distâncias foram organizadas da seguinte forma:

Trekking – 35km

Mountain Bike – 85 km

Rapel – 60m

Canoagem – 35km

Às 9:00 do dia 07 foi dada a largada na praia de Guarapari. A chuva que já na noite anterior deu as caras, ainda se fazia presente, sem pretensões de nos abandonar. Na modalidade trekking tínhamos que registrar passagem em 3 PCs. A areia fofa da praia exigiu de cara um bom preparo físico dos atletas. Chegamos ao AT para pegarmos nossas bikes, que nos acompanhariam por mais de 80 km. O terreno molhado e embarrado não nos deixou impor um ritmo muito forte, mas fomos consistentes. Chegamos ao PC6 onde nossa caixa de alimentação estava nos aguardando. Fizemos um lanche rápido, reabastecemos as mochilas, lubrificamos as bikes e partimos para o trecho mais pesado da prova. Logo começou a escurecer. Foram duas duras subidas de “empurra bike” e duas grandes descidas até chegarmos a um trecho de asfalto que nos levaria até o PC8, local do Rapel.


O deslocamento até o rapel foi bem rápido e escorregadio. Para chegar até o topo da Cachoeira de Matilde, descemos por um escorregador de barro, onde cordas nos guiavam e davam a segurança pra não descermos sem controle. A cachoeira tinha um volume de água enorme, mas o rapel foi bem tranquilo, pois foi preparado paralelo à queda. Feito isso, subimos até o ponto onde havíamos largado as bikes para então continuarmos no trekking pelos trilhos de trem até o túnel que levava ao PC9. No caminho avistamos uma luz e, não deu outra… Fomos para a lateral da ferrovia pra esperar um longo trem de carga passar. Pegamos o PC e seguimos no trekking rumo ao PC10. Neste momento tivemos que aliviar o ritmo, pois o tornozelo do Maycá, torcido à duas semanas em um acidente de moto, começou a doer. E o joelho do Chico, devido ao empurra bike, apresentava dores impossibilitando o mesmo de correr nas descidas. Rumo ao PC10, por falta de atenção devido ao sono, acabamos fazendo uma volta desnecessária, que aumentou nosso deslocamento em uns 4km. Pegamos o PC10 e seguimos para o PC11, onde chegamos às 4:40 da manhã.


Agora só nos separavam da chegada 35 km de canoagem… Abastecemos as mochilas, comemos bem e partimos rio abaixo. Ainda escuro e na parte mais estreita do rio, tínhamos que desviar das galhadas, que se acumularam algumas semanas atrás devido a uma enxurrada. Logo começou a amanhecer e as lanternas não eram mais necessárias para avistarmos com clareza estes obstáculos. Cerca de 15km depois chegávamos ao PC12, o último antes da chegada. Deste ponto em diante, o rio tomou maior volume mostrando sua grandeza fazendo com que perdêssemos noção do ritmo que estávamos impondo. O trecho que parecia não ter fim começou a apresentar indícios de que o mar estava próximo, devido as marolas que se formavam. Já era possível avistar o pórtico de chegada na praia. Alinhamos com as ondas e surfamos para completar o maior desafio já enfrentado pela Kaapora. E a recompensa foi um ótimo resultado. Sétimo lugar! Sétima melhor equipe do Brasil!!

Classificação Final

Quartetos Mistos
1 – Lobo Guara (SP)
2 – Brasilia Multisport Green’s (DF)
3 – Selva Kailash (SP)
4 – Rapanui (RN)
5 – Brou Aventuras (MG)
6 – AKSA (SP)
7 – Kaapora (RS)
8 – Insanos (BA)
9 – Enigma Selva (SP)
10 – Extremos (PE)

Duplas
1 –  Unimed Rio Terra de Gigantes (RJ)
2 – Santa Ritta Adventure (PR)
3 – Advogado Aventureiro (MG)
4 – Harpya (RJ/MG)
5 – Advogado Aventureiro Minas (MG)
6 – Eu Vou com Advogado Aventureiro (MG)

Os desafios foram muitos. Todos superados com muita determinação e garra pela equipe. A prova que teve a participação de 25 quartetos de todo o Brasil, exigiu muito preparo físico e psicológico. Somente 10 equipes conseguiram completar a prova.

Fica o agradecimento aos familiares, amigos e apoiadores que sempre estão ao nosso lado dando a força que necessitamos pra ir cada vez mais longe.

Nosso muito obrigado.

Link com as fotos clique aqui

Link para os videos:

http://youtu.be/0ux4JkFK0OA

http://youtu.be/wF-rkJtxNcQ

 

 

Arquivado em: Corrida de Aventura, Deuter, Princeton Tec, Sea to Summit Tags: corrida de aventura, equipe Kaapora, opa Brasil de Corrida de Aventura - CBCA

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 2024 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.