0
  
     

Projeto Peregrino – Uma volta ao mundo, à brasileira

Em maio de 2005 Jorge Elage partiu para a maior aventura de sua vida até então, uma jornada pessoal em busca da concretização do sonho de dar uma volta ao mundo, literalmente. Durante os anos anteriores ele se capacitou profissionalmente e participou de projetos e viagens em menor escala.

Graduou-se em Esportólogo pela Universidade de São Paulo, viajou de “mochilão” pela Europa, trabalhou como guia na América do Sul, fez uma viagem de ciclo-turismo do Ceará ao Espírito Santo – três mil quilômetros pelo litoral nordeste brasileiro -, aprendeu idiomas, fez um curso de massagem, enfrentou desafios praticando corridas de aventura, encarando as maiores provas realizadas no Brasil.


Em busca de um grande desafio iniciou uma volta ao mundo, denominada “Projeto Peregrino”,tendo como objetivo principal a integração do esporte, cultura e meio ambiente nos diversos países por onde passou. Como objetivos secundários figuravam o intercâmbio cultural, a superação pessoal de financiar a viagem com os frutos de seu trabalho no exterior, e a produção de um livro, narrado em “tempo real”, a medida que a experiência se concretizava.

Com US$700 no bolso e confiança no Superior, subiu no avião com destino a Califórnia, Estados Unidos. Muitas pedaladas depois voou para a Nova Zelândia, onde viveu quase um ano, e vivenciou algumas das melhores experiências da viagem, dentre elas o prazer de deslizar sobre a neve de Snowboard. Em seguida foi para a Austrália, morar a bordo de uma Van Toyota, percorrendo os milhares de quilômetros da costa leste.

Já se passavam quase dois anos longe da Terra Tupiniquim, e a saudade começou a apertar. Era hora de voltar, mas a grana estava curta. Jorge juntou tudo o que deu, vendeu a casa, aliás, a Van, atravessou o deserto pegando carona e resolveu voltar para o Brasil pelo caminho “mais curto”, sem deixar de completar a volta ao redor do planeta.

Um amigo seu falava que havia duas formas para dar a volta ao mundo: “É preciso ter muito dinheiro, ou dinheiro nenhum!”, ele se enquadrou no no segundo grupo, e deu tudo certo!

Quatro anos depois do início da jornada concluiu o ciclo com a publicação do livro “Projeto Peregrino – Uma volta ao mundo, à brasileira”.

Sobre a produção do livro

Produzir o livro ajudou-me a manter motivado e focado em meu objetivo de concretizar a viagem e voltar ao Brasil para compartilhar com outros leitores e aplicar os conhecimentos adquiridos.

O livro narra a jornada em primeira pessoa, fugindo dos modelos tradicionais de diário de viagem ou estruturas formais. Usando de uma linguagem coloquial conto como conheci as pessoas que me ajudaram, o que levou a tomada das decisões que moldaram a rota à medida que a viagem se desenrolava, sem saber o que viria à frente. A incerteza dos desafios que viriam acontecer me motivava a seguir adiante, e espero esta curiosidade possa motivar o leitor.

No entanto a mensagem que quero transmitir é um incentivo para que as pessoas busquem a concretização de seus sonhos, que vivam o que realmente desejam na vida, que sejam os protagonistas das próprias histórias.”

Jorge Elage Filho (29), é graduado Bacharel em Esporte graduado na USP, e atualmente trabalha como consultor em viagens, instrutor de esportes ao ar livre, guia de turismo, promovendo o Brasil como destino potencial para expedições e pratica de esportes de aventura.

Em palestras e exposições fotográficas compartilha as experiências vividas e narradas no livro.

Mais informações, imagens da viagem e contato com o autor encontram-se no sitewww.projetoperegrino.com.br

Arquivado em: Deuter, Equipamentos, Viagem Tags: Equipamentos, Viagem

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 2019 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.