0
  
     

Primeiros Socorros para Áreas Remotas – qual a finalidade?

O treinamento em primeiros socorros é aquele tipo de treinamento cuja utilidade se costuma subestimar, mas que na hora da necessidade a sua ausência não é possível contornar. O mesmo vale para o treinamento de técnicas de orientação, auto-resgate, técnicas verticais, entre outras técnicas e conhecimentos de prevenção.

curso WAFA no Parque Estadual da Pedra Branca, RJ

Mas, afinal, qual a finalidade do conhecimento de primeiros socorros? Bom, imagine o seguinte cenário: Você escala em rocha há alguns anos, teve as suas ‘vacas’ guiando, felizmente nunca se machucou além de um belo susto e um ‘raladinho’ aqui e ali. Um dia um amigo sugere uma trip diferente: ir escalar em Arenales na Argentina. Você fica deslumbrado! Conhecer um lugar diferente, você nunca fez uma viagem do tipo, uma semana escalando em rocha de altíssima qualidade. Lá chegando, o acesso não é dos mais simples: vocês precisam contratar um carro para levá-los até o parque, a quase 1h da vila mais próxima, e combinar um dia para o ‘resgate’. Dentro parque não há comunicação: sem sinal de celular, sem rádio. Para chegar até a portaria do parque do local aonde vocês decidem acampar são umas 3-4h caminhando. O lugar é incrível. Agulhas de granito arranham os céus, um belo rio corta o vale e não há outras pessoas em vista. O paraíso é aqui. Nos primeiros dias vocês escalam em agulhas próximas ao acampamento, se aclimatando, conhecendo a rocha, e ao final da viagem decidem escalar em uma das agulhas vale acima. São 1,5h de aproximação na base do ‘toca pra cima’, caminhando em um misto de blocos de pedra com areia, até chegar na base da via. 4h depois de uma escalada incrível encontram-se no cume, com um belo visual de todo o vale e toda a região. Momentos inesquecíveis. Poucos minutos após chegarem ao cume já começam a rapelar e, no meio da descida, o inesperado: um grande bloco se desloca e cai sobre a perna do seu amigo. O barulho de ossos estalando, um urro de dor. E agora?

simulação de acidente, curso WFR em SP

Esse cenário não é um cenário extraordinário, e diversas pessoas já passaram por algo semelhante. A grande questão é: o que fazer? Se você tivesse feito um curso de primeiros socorros saberia que o mais importante é manter a calma. Em segundo lugar você teria um kit de primeiros socorros e alguns equipamentos essenciais em sua mochila, e estaria pronto para a situação. Você teria condições de chegar ao seu amigo, avaliar a condição da lesão, estabilizá-la e ao menos deixá-lo minimamente confortável e protegido antes de ir buscar ajuda.

Mas e se você não tiver feito um curso de primeiros socorros? E se você não tiver idéia do que fazer? Bom, neste caso facilmente os dois podem tornar-se vítimas.

treinamento nos Estados Unidos

Os primeiros socorros para áreas remotas diferenciam-se dos primeiros socorros convencionais, voltados para áreas urbanas, em que o acesso a uma ambulância ou hospital é esperado dentro de minutos ou algumas horas. No treinamento para áreas remotas o acesso ao cuidado médico definitivo pode levar diversas horas ou dias, e os alunos são preparados para cuidar de um paciente por um período prolongado, lidar com situações inesperadas, saber improvisar e tomar decisões críticas em locais remotos, de difícil acesso ou com infra-estrutura deficiente e recursos limitados.

carregamento de paciente improvisado

O treinamento de primeiros socorros para áreas remotas é essencial para qualquer aventureiro que frequenta áreas naturais em locais de acesso mais restrito e em viagens a ambientes naturais com mais de um dia de duração, e ele pode salvar vidas.

A Wilderness Medical Associates International, agora no Brasil, utiliza seus mais de 30 anos de experiência ensinando medicina prática para pessoas que trabalham e frequentam áreas remotas e ambientes difícies para treinar mais de 8.000 alunos da área médica ou não ao redor do globo anualmente.

Confira o nosso calendário de cursos para 2012 em nosso site: www.wildmed.com/blog/brasil ou envie um e-mail para [email protected].

Por Samanta Chu

 

Arquivado em: Equipamentos, Primeiros Socorros Tags: áreas remotas, Primeiros Socorros, Samanta Chu, Wilderness Medical Associates International, wildmed.com

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 2021 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.