0
  
     

Primeiros Socorros – ABC da Vida

Um alegre dia de escalada, pode se tornar, de um minuto para o outro, num terrível pesadelo. Basta um descuido, um nó mal feito e pronto! Temos um acidente. Em muitos casos, eles parecem muito piores do que realmente são. Mas, podemos nos deparar com coisas mais graves, como ossos quebrados, hemorragias e lesões na coluna cervical.

Você, como a pessoa que vai prestar os Primeiros Socorros, deve permanecer calmo e atento, para que a situação não se agrave mais. Antes de tudo, peça socorro. Mas não se desespere. Se possível, mande alguém buscar ajuda e concentre-se no que vai fazer. Antes de se aproximar da vítima, veja o que causou o acidente. Veja se existe algum risco ou se você pode se aproximar sem problemas. Caso haja algum risco, controle-o, antes de prosseguir.

Tendo se aproximado da vítima, comece o exame primário, atendo-se primeiramente aos sinais vitais – respiração e circulação. Para isso, use o ABC da Vida, controlando ao mesmo tempo, a região cervical.

ABC da Vida

O ABC da Vida consiste em Vias Aéreas (do Inglês,Airway), Respiração (Breathing) e Circulação (Circulation). Checados nesta ordem, você pode assumir que a vítima não apresenta uma situação imediata de risco de morte por comprometimento dos ABC`s.

A Restabeleça as Vias Aéreas para permitir a respiração. Retire qualquer objeto que as estiver obstruindo, como dentes quebrados, saliva, sujeira e etc. Cuidado para não empurrá-los mais para dentro. Lembre-se: Antes de tudo, estabilize a região cervical.

BOlhe, escute e sinta, para tentar identificar sinais de respiração, como movimento do peito ou movimento de ar vindo da boca. Veja se existe algum som proveniente da respiração ou dos pulmões.

C Cheque a pulsação. Coloque a ponta dos dedos sobre a artéria carótida, no pescoço e espere por pelo menos 20 segundos. Um pulso é difícil de se encontrar quando ele está fraco, quando está ventando muito ou quando a vítima está em choque.

Se não houver pulso nem respiração, comece a Ressuscitação Cardio-Pulmonar (RCP). Caso haja pulso mas não exista respiração, inicie ventilação artificial (respiração boca-a-boca). Cuidado! Proteja-se com luvas de procedimento e mascara de proteção facial. Se a vítima estiver emitindo sons ou falando, ela estará respirando e o pulso estará presente, não havendo portanto, necessidade de se tomar alguma atitude.

Obs: Para aprender as técnicas de RCP, procure um curso especializado, onde você receberá treinamento prático.

Procure por grandes hemorragias, que podem representar ameaça e controle-as. Porém, este não é o momento de cuidar dos ferimentos leves. Isto será feito durante o exame secundário.

Após passar pelo ABC, inicie o exame secundário. Examine a vítima dos pés à cabeça, apalpando delicadamente o seu corpo. Observe se há abaulamentos e/ou depressões nos ossos, bem como ferimentos e/ou sangramentos. Evite movimentar a vítima, pois o movimento pode agravar as lesões. A cada 1 ou 2 minutos, retorne ao ABC, para certificar-se de que não existem problemas.

Comece então a fazer os curativos e imobilizações necessárias, aguardando a chegada de socorro médico. Caso não seja possível, evacuar a vítima o quanto antes.

Lembre-se de anotar tudo o que você viu e fez. Isso será de grande ajuda ao médico que irá atender a vitima no hospital.

Arquivado em: Deuter, Primeiros Socorros, Princeton Tec, Sea to Summit Tags: Primeiros Socorros

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 3374 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.