1
  
     

Pirenópolis recebeu mais de mil escoteiros para evento de aventura

Durante as férias escolares, Escoteiros de 15 a 17 anos viajaram para Goiás em busca de aventuras e contato com a natureza.

Escoteiros de todo o Brasil mergulharam nas histórias e na beleza natural de Pirenópolis durante a 13ª Aventura Sênior Nacional, que ocorreu de 14 a 18 de julho na cidade goiana. Foi um momento de fazer novos amigos e intensificar laços de amizade, promovendo a fraternidade escoteira. A localização proporcionou para os mais de mil participantes uma série de aventuras no cerrado brasileiro, como arvorismo e descida de boia pelas corredeiras. Eles também conheceram vários pontos históricos da cidade, como a Igreja do Bonfim, Igreja Matriz, Rua do Lazer, cinema da cidade e diversos prédios históricos e as ruas calçadas do século XVII.

ASN 2013 Escoteiros do Brasil

Para Victória Costa, 17 anos, valeu a pena sair do Rio de Janeiro e passar parte das férias em Pirenópolis. “A aventura foi maravilhosa e eu adorei as atividades. Pude conhecer diversas culturas diferentes, já que convivi com gente da Bahia, Roraima e do Rio Grande do Sul. Quem tiver a chance de viver uma Aventura Sênior tem que aproveitar”, relatou. Quem também aproveitou bastante foi o gaúcho Paulo Henrique Dorneles da Silva, 16 anos, que pôde aprender observando as diferenças culturais. “A Aventura Sênior superou minhas expectativas. O local escolhido era bem bacana e tiveram atividades para todos os gostos”, afirma.

Montando o acampamento

Montagem de campo

Além das atividades aventureiras, também ocorreram momentos de integração, como um lual. A participação dos jovens de diversas regiões do país impressionou até a presidente da Região Escoteira de Goiás, Dayanna Bezerra. “É o primeiro evento escoteiro desse porte que realizamos em Goiás e percebemos que havia uma grande diversidade cultural. Durante o evento eles puderam conhecer o cerrado brasileiro e conhecer aumentar sua bagagem cultural participando de atividades únicas”.

Aventura Sênior Escoteiros

Foto: Fábio Souza

Ramo Sênior

Os jovens do Escotismo no Brasil são divididos em quatro ramos – cada um deles destinado a uma faixa etária. Os jovens que participarão do evento fazem parte do Ramo Sênior, cujo programa educativo visa contribuir na aquisição de valores e formação da identidade, oferecendo maiores desafios aos jovens de 15 a 17 anos, para que adquiram novas habilidades que os ajudem a superar os obstáculos da vida. As meninas deste Ramo são chamadas de “guias” e os meninos de “seniores”.

Escotismo

Fundado em 1907, na Inglaterra, por Baden-Powell, é um movimento educacional de jovens que conta com a colaboração de adultos voluntários e valoriza a participação de todas as origens sociais, raças e credos. No Brasil, chegou em 1910.

Escoteiros do Brasil

Criado em 1924, é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve trabalhos de educação continuada de crianças e jovens, valorizando o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento social na formação de cidadãos conscientes e atuantes. Em 2012, contou com um contingente de 76.677 escoteiros, dos quais 18.800 são voluntários adultos. Os Escoteiros do Brasil estão presentes em 585 cidades brasileiras, somando um total de 1.180 Grupos Escoteiros em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Unidos a um Movimento com cerca de 32 milhões de pessoas no mundo, em mais de 216 países e territórios, a organização é reconhecida como de utilidade pública por meio do Decreto Federal nº 3.297/17 e como instituição de educação extraescola pela Lei nº. 8.828/46.

Arquivado em: Geral Tags: ASN 2013, Aventura Sênior Nacional, Escoteiros do Brasil, Escotismo

1 Comentário em "Pirenópolis recebeu mais de mil escoteiros para evento de aventura"

  1. Isabela disse:

    Parabéns! Taí uma atividade saudável para crianças e jovens, e que estimulam o contato constante com a natureza como uma ferramenta de transformação do mundo!

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 2019 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.