6
  
     

Parque da Catacumba – Rio de Janeiro

O Parque da Catacumba se localiza na Av Epitácio Pessoa, altura do número 3000, na Lagoa.

O parque se localiza no local aonde ficava a favela da Catacumba, removida em 1970, durante o governo Negrão de Lima, a favela chegou a ter população de mais de 10 mil pessoas nos anos 60. Por causa de sua localização, com vista privilegiada da Lagoa Rodrigo de Freitas, a comunidade foi alvo de especulação imobiliária.

O terreno onde existia a Catacumba foi ocupado por uma chácara durante todo século 19. Sua antiga proprietária, a Baronesa da Lagoa Rodrigo de Freitas, transferiu a posse das terras para seus escravos.

O nome Catacumba, tão incomum, se deve a histórias dos antigos moradores da favela, que diziam que o local foi usado pelos índios como cemitério.

O parque agora é repleto de estátuas e frequentado por diversas famílias, trilheiros e escaladores. A empresa Lagoa Aventuras proporciona: arvorismo, rapel, muro de escalada e tirolesa. Lá existem duas trilhas: Morro do Socopã e Pedra ou Mirante do Urubu. São trilhas simples e rápidas, mas com um visual final fantástico. Ótimas para levar a família e crianças.

A trilha do Morro do Socopã, é muito fácil. Ela fica um pouco pesada do meio, em subida no meio da mata. Existe uma parada estratégica no meio da subida para apreciação da natureza, com um nome bem simpático: praça da fauna e flora.

A vista compensa a pequena subida: Pedra da Gávea, Lagoa Rodrigo de Freitas, Jockey Club, Clube do Flamengo, Cristo Redentor e a Praia de Ipanema.

A para o Mirante ou Pedra do Urubu é mais voltada aos escaladores. Lá existem algumas vias bem conhecidas do pessoal da parede.

A fauna e flora são um show a parte.



Arquivado em: Educação Ambiental, Geral Tags: morro do socopã, parque da catacumba, pedra do urubu

6 Comentários em "Parque da Catacumba – Rio de Janeiro"

  1. Juliana disse:

    Nossa, curto muito andar por lá! Adorei o post!
    A plantinha que ficou sem nome é a Heliconia rostrata, se eu não me engano.

    :))

  2. Administrador disse:

    Obrigado!! Seja bem vinda ao Adventure Zone! 🙂

  3. Monica Suellen disse:

    Gostaria de saber se de Copacabana pro parque é longe? quantos km?? quantas horas mais ou menos, tou voando pois vou visitar e nao conheço nadaa, me ajudemm…

  4. Elque Silva disse:

    Oi Monica.

    De Copacabana para o Parque não é longe, só que fica na direção contrária a usado normalmente pelos turista.
    Esse é o mapa no Google Maps. O parque fica perto da Lagoa Rodrigo de Freitas.

    http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.,cf.osb&biw=1024&bih=485&um=1&ie=UTF-8&q=copacabana+para+parque+da+catacumba&fb=1&gl=br&hq=para+parque+da+catacumba&hnear=0x9bd523d20f9c53:0x693c6132635e6b0d,Copacabana,+Rio+de+Janeiro+-+RJ&cid=0,0,4130420747130096244&ei=0OS6T_6CMIOs8QT2-6ClCg&sa=X&oi=local_result&ct=image&resnum=1&ved=0CAkQ_BIwAA

    abs

  5. Monica Suellen disse:

    Muito obrigadaaa Elque Silva, muita grata pela informaçãooo”
    Terei nesse parque em breve,bjuss

  6. ALINE disse:

    oi gostaria de saber os valores p fazer Rappel,tirolesa e arborismo
    nao consigo entrar em contato com a empresa

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 2020 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.