0
  
     

Paredão Fruto Bendito – 3º IV E1/E2 240 metros

Com o apoio do CERJ – Centro Excursionista Rio de Janeiro, foi conquistado o Paredão Fruto Bendito – 3º IV E1/E2 240 metros, em 5 esticões, localizado na face norte do morro do Cantagalo Oeste, no Vale do Cantagalo.


Uma turma nota “202
” termina mais uma via na serra.
Confiram o relato do Rafael Villaça.

“PAREDÃO FRUTO BENDITO – 3º IV E1/E2 240 METROS.
Rio, 04 de Outubro de 2009.
Com o apoio do CERJ – Centro Excursionista Rio de Janeiro, foi conquistado o Paredão Fruto Bendito – 3º IV E1/E2 240 metros, em 5 esticões, localizado na face norte do morro do Cantagalo Oeste, no Vale do Cantagalo, próximo a Itaipava.

Sol Poente.

Algumas coisas tornaram essa conquista bastante interessante.
1a e mais importante:
Toda ela (100% dos lances!) foi conquistada só por mulheres. Três escaladoras do CERJ – Márcia d’Avila, Jana Menezes e Patrícia Rocha – e Rosane Camargo, do CEC.
Essa é a 1a via do CERJ que foi, toda ela, conquistada só por meninas.

Ro batendo o primeiro P da via.

Além disso:
– Uma via na serra, 3º grau geral com crux de IV, com grampeação de ……. Babilônia! E1/E2, bem social.
– A caminhada entre o carro e a base não dura mais que 20 minutos.
A idéia dessa conquista surgiu quando, no dia seguinte à festa de aniversário da Femerj, em agosto passado, essa turma foi escalar a “Oliver Ochs” e a “Impermanência de Todas as Formas”, duas belas vias na parede do Cantagalo Oeste. Por motivos diversos, as cordadas fizeram apenas os esticões iniciais e, ao retornarem para o carro, as meninas comentavam que a parede bem que poderia ter vias mais fáceis, pois o lugar é belíssimo e de fácil acesso.
Foi aí que surgiu a idéia dessa conquista.

Marcia na Segunda Enfiada.

Na semana seguinte, 1a investida. A idéia e o compromisso das meninas era fazer uma via que qualquer uma delas pudesse guiar – bem protegida e sem lances acima de IVº grau. Por diversas vezes, a linha da via acabou sendo escolhida no sentido de atender a estas premissas.

Paty batendo o quarto Grampo.

A via foi concluída em 04/10/09, no que foi a sua 4a investida, com a Márcia e a Jana dividindo a conquista do 5º e último esticão, sob os olhares atentos da Patrícia, que conquistou brilhantemente o lance do crux numa investida anterior. Infelizmente a Rosane, que bateu o 1º grampo e conquistou os primeiros lances e mais alguns no meio da via, não pôde ir desta vez.


Jana no ultimo Grampo da via.
As muiézinha mandaram muito bem, todas elas! Parabéns, mulherada! Parabéns CERJ, pelo apoio!
A via ficou muito gostosa de fazer, tem vários lances bonitos, e está ao alcance de todo mundo que está escalando por aí. “
Rafael Villaça.
Croqui da via em:
Observaçao deve ser feita. Duas das meninas passaram dos 40 anos e as outras duas do 50, somando 202 anos de pura disposição ….

Valeu meninas ………

Arquivado em: Deuter, Escalada Tags: Escalada

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 2024 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.