0
  
     

Outdoor Fair – nosso parque de diversões!

Para quem trabalha com o mercado outdoor ou mesmo para quem é apenas um aficionado por esse mercado, existem duas feiras no mundo que precisam ser visitadas um dia. Em Salt Lake City (EUA) e a Outdoor Fair em  Friedrichshafen, na Alemanha.  A primeira eu ainda não fui, mas sei que é mais voltada para o mercado interno, ou seja, o mercado americano. Por isso algumas grandes marcas não participam ou tem uma participação menor.


Sabendo disso escolhi ir à Outdoor Fair, a maior feira desse mercado do mundo. Sem dúvida a feira de Salt Lake deve ser alucinante, mas como a da Alemanha é voltada para o mercado mundial a quantidade de marcas sendo expostas é incrível.

mega friend…
O tamanho e a organização da Outdoor Fair impressionam. São cerca de 12 pavilhões lotados de marcas e produtos relacionados de alguma forma com o mundo outdoor. Nada de stands de turismo ou academias de ginástica, é outdoor mesmo!! Para falar sobre o “tamanho” da feira basta dizer que tinham dois pavilhões exclusivos para barracas… e apenas esses dois pavilhões juntos, são maiores que a Adventure Fair, nossa feira outdoor que rola em SP. Com isso não quero desmerecer a nossa feira, muito pelo contrário, é uma iniciativa pioneira, mas que reflete o tamanho do mercado outdoor no Brasil… pequeno, muito pequeno.

Stand da Deuter
Quanto a organização… o que esperar de uma feira organizada pelos alemães? Tudo beirando a perfeição… .limpo, organizado, dentro do horário e etc… e nem por isso era um clima chato de disciplina exagerada (coisa que brasileiro nenhum agüenta por mais de 20 minutos), na verdade tive uma ótima impressão do povo germânico… é verdade que nem todos os mais velhos falam inglês, mas são simpáticos e parecem estar satisfeitos em receber gente do mundo todo. Bom, posso ter tido sorte, mas sempre que precisei, tinha alguém com boa vontade para ajudar.

Boulder rolando solto na feira

Para chegar à feira, desembarcamos (eu e o Pedro Lacaz) em Zurich (Suíça), passamos um dia e meio nessa linda cidade e pegamos um ônibus (grátis) exclusivo da Outdoor Fair. Já no ônibus encontramos com gente do mundo todo: americanos, australianos, japoneses e chineses… muitos chineses.

Atravessamos a fronteira entre os dois países e entramos na região do Lago Constance. É um lugar lindo e esse lago divide a Suíça, Alemanha e Áustria, ou seja, é estratégico para conhecer um pouco de cada um desses países.

Lago Constance
No primeiro dia fomos direto para o hotel. Ficamos em um muito bacana a beira do lago e a poucos kilômetros da cidade medieval de Meersburg. Essa cidade merece um post a parte… é linda, toda medieval, e com muita história… nela está o castelo mais antigo da Alemanha, construído em 630!!!! com ponte, masmorra e tudo o que um castelo medieval deve ter… claro que fizemos turismo por lá.

Meersburg – que cidade…

Meersburg e o Lago Constance vistos da torre do castelo

Essas imagens medievais estão por toda parte

Bom, mas estávamos lá para trabalhar e nossa rotina durante 5 dias era tomar o café da manhã (alucinante) do hotel, e chegar no ponto às 9:08 para pegar o ônibus da feira… isso mesmo, 9:08. Se chegar 9:09 o danado já passou. Pontualidade germânica.

Na feira a gente ficava que nem criança em loja de doce… vontade de comprar, importar, escalar e usar TUDO. Cada produto alucinante que víamos acompanhava uma triste certeza: “não tem mercado para isso no Brasil”… é uma pena, mas somos o país do futebol e pronto. Qualquer esporte muito fora disso, não tem mercado e sendo assim enfrenta dificuldades em crescer… mas bola pra frente!!! Aos poucos a gente chega lá.

Marcas alucinantes que já estão no Brasil como a LaFumaPrimusDeuterSea to Summit, ePrinceton Tec , estavam lá com enormes stands , lançando produtos e fazendo a festa… mas visitar os stands das marcas que não temos, era ainda mais maneiro… e como escalador fiquei fissurado nos stands da EdelridMetoliusEnterprise LaSportivaFive Ten Salewa entre outros, mostravam força e um mundo onde escalada é forte e faz diferença nos números de qualquer empresa outdoor.

Uma coisa que chamou a minha atenção foi a quantidade de empresas especializadas em agarras e muros de escalada… cada uma mais maneira que a outra, inclusive durante a feira rolou um campeonato de escalada de velocidade (modalidade que abomino, mas o muro era alucinante) e também um de “bote” muito maneiro… as agarras iam ficando mais longe e os escaladores iam ficando pelo caminho, até se chegar ao campeão. Também rolava demonstração de boulder nos stands da Edelrid Salewa.. não vi nenhum super star (como um Graham da vida), mas tinha uma turma forte lá… mandando uns moves esquisitos…

No penúltimo dia da feira, no sábado, rola a festa outdoor. Para participar é preciso comprar a camisa da festa (25 euros) e com ela se tem direito a comida e bebida a vontade. A gente não ia deixar de ir nessa festa de jeito nenhum, mas confesso que estava meio desconfiado. Alemão fazendo festa ?! pô, eu to acostumado a bagunça do carnaval de rua no Rio e sei bem o que é uma festa, mas não é que foi muito legal ?!

parte da área externa da feira

A festa rola no meio da feira, em uma área aberta. Tinha um palco grande, aliás muito grande para um evento que não é de música. Umas bandas de rock tocavam cover de um monte de gente que nunca ouvi (coisas da idade…), mas de vez em quando rolava um Green Day e aí eu me empolgava. Quanto a comida e bebida, um show a parte. Sabe aquelas canecas de cerveja que se vê em anúncio de Oktoberfest?? Então, era aquilo a vontade e sem stress… para comer tinha um lado com um kiosque para os carnívoros e outro com o Veggie Corner… não como carne, portanto entrei na fila do Veggie Corner umas 3 vezes… rolava um enrolado de legume e uma massa tradicional alemã… muito bom.

No domingo acabou a festa, digo a feira e tomamos o rumo de Munique para passear… depois eu ainda me mandei para Paris e fui encontrar com a minha Dani, afinal de contas precisava descansar de tanto horário e novidade… Fica a dica, conhecer uma feira desse porte é uma experiência muito bacana.
Vejam mais imagens na feira nesse vídeo: http://vimeo.com/6017906
Abs!
Kiko Araujo
Arquivado em: Deuter, Escalada, Montanhismo, Princeton Tec, Sea to Summit, Viagem Tags: Escalada, Montanhismo, Viagem

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 4978 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.