O Caminho Francês é o mais tradicional e melhor estruturado entre todos os caminhos que levam a Santiago, na Galícia, ao tumulo do apóstolo de Cristo, o primeiro a ser martirizado.
É o que tem mais infra estrutura, em termos de acomodações para o peregrino, maior número de cerimônias religiosas ou místicas, maior concentração de arte românica, pontes, mosteiros e igrejas.
Para um peregrino iniciante, o melhor é começar pelo Caminho Francês. De todos os caminhos de Santiago na Espanha, é o mais procurado, o mais percorrido.
Alguns acham que ele se tornou comercializado demais e é melhor ir pela Via de la Plata, ou pelo Caminho Primitivo, menos percorridos e menos explorados. Pode ser. Mas no Caminho Francês, se encontra ainda muito do chamado “espírito peregrino” e não se pode passar por aquelas velhas pedras, que há anos assistem o desfilar de peregrinos, “sanos o paganos”, sem sentir o peso da História e deixar também lá as nossas marcas.
O trajeto mais percorrido é o que sai de Saint Jean Pied-de-Port, ao sopé dos Pireneusfranceses, na região navarra francesa, e através da montanha se dirige à Espanha, e à Santiago.

Mapa do caminho Francês