4
  
     

Nova via Esportiva em Jacarepagua

Salve Galera.
Semana passada Felipe Dallorto nos levou para conhecer um novo setor de escalada esportiva em Jacarepaguá e acabamos abrindo uma via no melhor estilo tradicional, de baixo pra cima, provando os lances e as quedas.
Tivemos muita sorte de pegar uma linha natural, com boas opções de agarras e com rocha sólida.
Felipe escreveu um relato de como conheceu o local e como foram as conquistas no setor.

Roberta na Tomate Cru - seg Aragão

As montanhas da região

Falésia da PEDRA BRANCA

Histórico do Local

O Parque Estadual da Pedra Branca fica nas proximidades de Jacarepaguá – RJ. Em 2009 Felipe Dallorto, escalador local, abriu na face leste do Morro do Jair Lourenço uma falésia pequena e com vias de escalada mais fáceis do 6 sup ao 8 grau, e este local ficou conhecido como Falésia do Jair Lourenço. Passado dois anos Felipe Dallorto junto com Flavia dos Anjos descobriram que a face sul, escondida pela floresta tinha uma parede negativa e maravilhosa. Uma falésia bem parecida com a Barrinha e com potencial incrível para escalada.

A primeira via desta falésia foi aberta em abril de 2011 por Felipe Dallorto e Flavia dos Anjos, onde o casal descobriu que além do grande potencial para abertura de vias a falésia fica na sombra o dia inteiro e não molha nos dias de chuva, pois conquistaram a Super Sonic de baixo de um temporal.

Felipe conquistando a Super Sonic

 

Logo após a conquista da Super Sonic, Felipe convidou Bernardo Rubim (Biê), Guilherme Taboada (Grilo) e Julio Blander (action Brasil) para ajudar na abertura de novas vias, onde conquistaram mais 3 vias; Cão de Briga, Cortina de Fumaça e Tomatecru, em uma parede bem solida e avermelhada.

Bernardo conquistando a Cão de Briga

 

Flávia na Cortina de Fumaça

 

Após as conquistas, chamamos alguns amigos para dar o grau das vias onde Alexandre Aragão, André Martins Godoffe, Roberta Resende, Mariana Kujawski Freitas e ambos os conquistadores, escalaram as quatro vias existentes da falésia.

Roberta na Tomate Cru - na seg Aragão

 

No dia 14 de julho, Arthur Estevez e Michelle Bouhid, estiveram presentes na falésia para conferir o potencial do lugar, onde junto com Felipe, abriram mais uma linha fantástica na parte da parede avermelhada, onde saiu a Tomaton um possível 8ª de resistência e de regletes.

Arthur conquistando a Tomaton

 

No geral a falésia conta com 6 vias conquistadas ambas na casa do 7ª ao 9ª grau e com extensão que varia dos 10 aos 25 metros onde possui muitas possibilidades para novas conquistas.


Acesso: Rua Odin de Góis, Bairro Taquara, seguir até o final da rua, após o condomínio Floresta Park, se encontra um muro da pedreira tamoio que existe uma passagem pelo grande buraco na mesma. Após a passagem seguir a estrada em direção a única casa branca onde a caminhada se encontra atrás da mesma. Pegue a trilha em direção a pedra Hime, logo chegará na base do morro Jair Lourenço, continue seguindo a trilha para a esquerda até contornar a montanha, logo a falésia estará a vista.

Texto de Felipe Dallorto.

Show de bola Galera.
ou melhor, de via.

Espero que vocês curtam mais essa nova opcão de escalada em Jacarepaguá

Arquivado em: Deuter, Escalada Tags: deuter, Escalada em Jacarepaguá, escalada esportiva, Felipe Dallorto, Flavia dos Anjos

4 Comentários em "Nova via Esportiva em Jacarepagua"

  1. Show de bola!!! Parabéns Arthur, Felipe, Fĺávia e toda a galera da UEJ 😀

  2. Ricardo Cosme disse:

    Bacana hein! Parabéns a todos os envolvidos na exploração do local 🙂

  3. Arthur Estevez disse:

    Salve Galera…. O Setor esta com novas vias e mais projetos então se forem visitar o pico vocês não devem se basear no Croqui a cima.
    Jaja publicamos as novidades.

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 2019 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.