0
  
     

Nova expedição da Miramundos percorreu a Estrada Real de bicicleta

Equipe que em 2009 peregrinou pelo Caminho de Santiago da França à Espanha e que em 2011 viveu a primeira aventura “conectada” ao Monte Roraima percorre  800 km das trilhas da Estrada Real, de Ouro Preto (MG) a Paraty (RJ)

Os aventureiros Rafael Duarte e Jaime Portas Vilaseca, da equipe de expedições jornalísticas e fotográficas Miramundos, iniciaram, no dia 23 de abril, uma nova empreitada de mountain bike rumo às raízes do Brasil. Durante cerca de duas semanas, os repórteres  comandaram  a “Expedição Miramundos: Estrada Real 2012”, uma jornada de mais de 800 km de bicicleta pelo Caminho Velho da Estrada Real. A iniciativa é patrocinada pela AON, SESI/FIEMG e Analítica.

O grupo, também integrado pelos fotógrafos Daniel Ramalho e Flávio Forner – que acompanham os ciclistas em um carro de apoio – partiram de Ouro Preto (MG) – Patrimônio da Humanidade pela UNESCO –  pedalou por algumas cidades dos caminhos dos Diamantes e Sabarabuçu, passando pelo Santuário do Caraça – onde realizaram palestras de cunho sócio-ambiental para as comunidades, autoridades e empresários locais. Catas Altas, Santa Bárbara, Barão dos Cocais e Caeté são os municípios anfitriões da atividade. Em seguida, os Miramundos seguiram pelo Circuito das Águas e pela Serra da Mantiqueira, até alcançar o destino final: a costa de Paraty (RJ) – cidade tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A expedição reproduz o percurso que era feito pelos primeiros exploradores brasileiros que desbravaram o interior do país no século XVII a pedido da Coroa Portuguesa em busca de ouro, diamantes e outras riquezas minerais. O trajeto incluiu as pequenas estradas de terra e trilhas que conectam diversas cidades que cresceram a partir de pequenas vilas estabelecidas pelos exploradores há mais de 300 anos. A equipe compartilha com o público cada detalhe desta aventura  pelas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram.

Para cumprir a missão, os expedicionários Duarte e Vilaseca se prepararam fisicamente durante quatro meses, sob supervisão de especialistas como preparadores físicos e nutricionistas. E para conseguir compartilhar com o público diariamente as experiências e imagens da expedição pela internet, a equipe partiu munida de uma série de equipamentos que permitiram esta interatividade, que vão de câmeras e filmadoras em HD de diversos tipos, laptops, modens e smartphones. Além dos patrocínios da AON, SESI/FIEMG e Analítica, a “Expedição Miramundos: Estrada Real 2012” conta com apoio do Instituto Estrada Real, BT Bodytech, TIM, Sol Maior Comunicação, Mary Dutra Design, Brasil/S, Instituto-e, Extremos, Thule, RioNutri, Special Adventure, Carioca Runners e Studio Alfa.

A EQUIPE:

Rafael Duarte – Jornalista, repórter fotográfico, músico, produtor e fundador da equipeMiramundos, já percorreu mais de 200 cidades de 20 países em expedições e “mochilões”. Já teve suas fotos publicadas em diversos veículos nacionais e expôs em galerias do Brasil e da Espanha. Em 2012 teve uma foto escolhida para ser exibida no World Photo London e em 2009 foi considerado um dos melhores fotógrafos do Caminho de Santiago do mundo por uma associação da Navarra (Espanha). Fluente em quatro idiomas, é pós-graduado em Comunicação com o Mercado pela ESPM e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Jaime Portas Vilaseca- Aventureiro multiesportista e repórter cinematográfico, Jaime Vilaseca é um dos fundadores da Miramundos e adora viajar para conhecer coisas novas. É atleta e corredor de aventura, tendo participado de importantes competições, como a La Misión – ultramaratona de 168 km em três dias na Patagônia, X-Terra, Brasil Wild, Ecomotion e Adventure Camp. Além do esporte, é apaixonado por arte contemporânea. É também galerista, empresário e profissional de marketing. Em 2010 inaugurou sua própria galeria, a Jaime Portas Vilaseca Galeria, que revela novos talentos da arte brasileira.

Flavio Forner

Fotógrafo aventureiro de São Paulo, Flavio Forner, busca relatórios visuais que estimulem uma mudança social positiva em seus trabalhos. Suas produções independentes e coletivas são baseadas em narrativas de fotojornalismo e fotografia documental.

Daniel Ramalho

Fotojornalista experiente especializado em esportes, Daniel Ramalho é um apaixonado por imagens. Com passagens por importantes veículos de comunicação, já cobriu diversas competições esportivas, tendo como destaques as Olimpíadas de Beijing 2008 e o Pan do Rio 2007. É também colaborador da agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Aids ( – a UNAids – e atua como instrutor de fotografia na ONG Spectaculu.

INFORMAÇÕES HISTÓRICAS DO CAMINHO VELHO DA ESTRADA REAL

O trecho entre Ouro Preto (MG) e Paraty (RJ) da Estrada Real, chamado de Caminho Velho, foi a primeira via aberta para conectar o tráfego entre a região mineradora das Minas Gerais e o litoral fluminense, para que as pedras preciosas e outras mercadorias pudessem abastecer o mercado internacional a partir de Paraty, no Rio de Janeiro, por via marítima, até Portugal. Esta e outras estradas abertas entre os séculos XVII e XIX aproximaram diferentes regiões do território brasileiro. O Caminho Velho, por exemplo, foi fundamental para conectar a Capitania do Rio de Janeiro às Minas Gerais. Dados históricos apontam que esta via estendia-se por cerca de 1.000 km e que poderiam ser empreendidos até três meses em uma viagem a pé para se chegar de ponta a ponta. O legado artístico e cultural deixado por todo este movimento pode ser observado até hoje neste roteiro que é um verdadeiro museu a céu aberto. Instituições como o Instituto Estrada Real e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) trabalham na preservação deste patrimônio histórico-cultural e estimulam o fomento racional da economia da região.

HISTÓRICO DA MIRAMUNDOS

A Miramundos é uma equipe de expedições jornalísticas e fotográficas que tem como premissa estabelecer a imersão intensa de seus integrantes nas mais variadas aventuras e jornadas para que seus relatos e imagens tornem-se mais reais, profundos e legítimos, abordando valores de preservação dos patrimônios histórico-culturais e do meio-ambiente. O principal objetivo da equipe é que, através do compartilhamento de nossas experiências pelos mais variados meios de comunicação, o público encontre inspiração para se aventurar pelo mundo e superar desafios em busca de seus sonhos.

Em 2009, quando a Miramundos pedalou da França à Espanha pelas trilhas, foi a primeira equipe do jornalismo brasileiro a relatar uma peregrinação pelo Caminho de Santiago diariamente através de um blog. Em 2011, foi a primeira equipe de expedicionários do mundo a atualizar um blog do alto do Monte Roraima, na tríplice fronteira entre Venezuela, Guiana e Brasil, graças ao uso de tecnologia de comunicação via satélite.

Fotos dos integrantes da Miramundos já participaram de exposições no Brasil e na Espanha e foram premiadas no Sony Photo Awards do World Photo London 2012 e por uma associação de da Navarra (Espanha). As expedições da Miramundos também já renderam as seus parceiros alguns prêmios institucionais, tais como o “Caloi: Ações de Marketing inovadoras” e o “2011 Employee Volunteer Service Award”, promovido pela Aon Corporation.

Contatos:

Facebook: www.facebook.com/miramundos
Twitter: www.twitter.com/miramundos
Instagram: @miramundos
Site oficial: www.miramundos.com

 

Arquivado em: Bike, Viagem Tags: Cicloturismo, Equipe Miramundos, Estrada Real

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 2021 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.