0
  
     

Noruega, da era Viking à Monarquia – parte 2

Vigeland Sculpture Park

O Vigeland Sculpture Park é um espaço maravilhoso no centro de Oslo, onde a arte é definitivamente democrática e acessível. O maior parque de esculturas feitas por um único artista fica aberto o ano todo para visitações.

O Vigeland Sculpture Park é o resultado de um acordo único, firmado entre o escultor Gustav Vigeland e a cidade de Oslo em 1921. Gustav Vigeland receberia casa para morar, estúdio para produzir e um museu só pras suas obras, mas em troca doaria todas as esculturas que produzisse para a cidade. Do alto de sua maravilhosa cobertura, Vigeland avistava o parque, seu grande projeto que se tornava realidade. Ali, trabalhou até sua morte em 1943. Foram mais de duzentas esculturas feitas em bronze, granito e ferro fundido. O parque só foi completamente finalizado em 1949.

vigeland-park sculpture

Ao longo dos cem metros da ponte que corta o parque, o deslumbramento é completo. Cinqüenta e oito estatuas de bronze enchem-nos de emoção pelo movimento que insinuam, pela perfeição e principalmente pela emoção das relações interpessoais ali retratadas. Destaque para a famosa obra “Angry Boy”. Alguns passos e avistamos a fonte e seus vinte grupos de árvores. O contraste das esculturas com o véu d’água é estonteante. O tema principal dessas obras é o ciclo da vida, da morte à nova vida.

O ponto alto do parque, sem duvida alguma é o Monolith Plateau. A torre esculpida em uma única rocha de granito mede 17,3 metros de altura e possui 121 figuras humanas. Novamente o tema do ciclo da vida é gritante. O anseio do homem pelo divino, pelo sagrado. Ao redor do Monolito, lindíssimas obras feitas durante a I Guerra Mundial insistem no senso de salvação que Gustav Vigeland soube imprimir com maestria.

Sognefjord

Sognefjord é definitivamente uma das maravilhas da natureza! Fiordes de mais de 200 quilômetros que cortam ilhas e formam encostas com paisagens de cair o queixo. Cenário este que serve de moradia para a população nórdica desde o fim da Era do Gelo, há 10 mil anos atrás. Graças ao isolamento geográfico, a área tem mantido suas características culturais e dialetos próprios.

Almoço no Fossheim Hotell

O encantador hotel de madeira do século XVII, Fossheim Hotell fica em Lom, na região da Jotunheimen Mountains. Grandes platôs gramados, nos pés de altas montanhas, servem de cenário para os aconchegantes e históricos chalés de madeira onde os hóspedes podem relaxar. Do outro lado da rua, uma igrejinha tradicionalíssima, com direito a cemitério muito florido e lápides centenárias. Tão pacífico e bucólico que parece um cenário de filme de época!

O estabelecimento conta com obras de arte relevantes como um armário feito por Stasstugu Var Fra datado de 1.600. A Família Garmo que construiu cada pedacinho desse aconchegante hotel se orgulha. Sua casa é uma das mais preservadas do século XVII em toda a Noruega. Motivo de orgulho também é sua cobiçada cozinha. O Chef Kristoffer Hovland usa ingredientes frescos e produzidos nas fazendas da região, lagos e montanhas. Sem contar a carta de vinhos… De dar água na boca!

Kviknes Hotel

Fundado em 1877, o Kviknes Hotel já está em sua quarta geração. Possui um acervo importante de pinturas da Era Romântica Nacional, coleção única em toda a Noruega. Foi neste paraíso gelado que Kaiser Wilhelm recebeu a notícia de a I Guerra Mundial havia estourado e escreveu sob o assento da cadeira em que estava sentado. A mesma encontra-se disponível para apreciação dos hóspedes.

kvikness hotel noruega

Flam Railway

Flam costumava ser um lugar isolado até que os turistas de verão descobriram esta encantadora vila. Casinhas vermelhas, riachos e pequenos pastos compõem o mais romântico cantinho do planeta.
Em 1923 o parlamento norueguês decidiu construir a estação de trem Flam Railway e o árduo trabalho da construção dos vinte túneis começou no ano seguinte. As avalanches constantes e os muitos rios que cortavam a ferrovia eram dificuldades constantes. Em 1936, as linhas foram abertas para testes operando com duas locomotivas e a inauguração oficial aconteceu em 1940. Em 1944, os trens foram substituídos por elétricos e em 1999 a Flam transportava 370 mil pessoas! A Flam Railway faz parte do passeio “Norway in a Nutshell” que vai de Bergen até Flam.

flam railways noruega

Passeio de barco

Um passeio impressionante é cruzar os fiordes Aurland e Naeroyfjord de barco. A visão dos gigantescos penhascos vistos de outro ângulo é inesquecível! Estes fiordes são tão estreitos que parecem que foram cortados à faca.

Nordfjords – Hotel Alexandra

Viajar através da Noruega de carro é uma ótima opção! Ter a liberdade de parar em cada espelho d’água, provar a comidinha caseira das vilas ou mesmo apreciar as belezas naturais dos fiordes, não tem preço! Após uma jornada pelas seguras estradas dos Nordfjords, a melhor pedida de estada é o Hotel Alexandra, construção magnífica que oferece serviço de primeira classe aos 189 quartos, todos com vistas para os fiordes. O hotel é circundado por glaciares e montanhas nevadas ideal para atividades ao ar livre como escalada, trekkings, caiaques, ski na neve e snowboard. O hotel oferece também atrações indoors como a gastronomia do Buffet Restaurant Charlotte, danceteria, musica ao vivo, piscina aquecida, SPA.

nordfjords noruega

Sightseeing Helicopter

Quando pensamos que tudo de melhor que um lugar pode nos oferecer já se esgotou: surpresa! O melhor está por vir!
Já imaginou sobrevoar de helicóptero o alto do mundo? Sim, a Noruega é no extremo norte da Terra e pode-se fazer um vôo panorâmico alucinante sobre os Nordfjords! Feche os olhos e imagine cachoeiras esplendidas, cumes nevados e aquele azul das águas dos fiordes la em baixo, espelhando as nuvens do céu. Essa é a imagem do paraíso a caminho do Ullensvang Hotel.

passeio helicoptero noruega

Ullensvang Hotel

Sobrevoar a propriedade do Ullensvang Hotel é maravilhoso! Sua localização, na ponta de um braço do fiorde em Lofthus é privilegiadíssima! A recepção é calorosa e festiva, com direito a taças da cidra produzida na fazendo da Ullensvang Hotel.

Em 1846 a tradicional Família Utne fez dois quartos para viajantes que atravessavam os duzentos quilômetros de fiordes remando. Como a jornada era muito árdua, buscavam um lugar para repousarem e recuperarem as energias. Desde então, até os dias de hoje, Ullensvang Hotel não parou de crescer e se transformou em um importante centro turístico e de conferencias. Atualmente são 312 camas em 157 quartos com vistas inacreditáveis, que nos tiram a vontade de dormir. Dá-nos a impressão de que o espetáculo da aurora boreal pode acontecer a qualquer momento. Toda a água do hotel vem do degelo dos fiordes durante a primavera, propiciando aos hóspedes, água limpa, fresca e cristalina.

Figuras como Kaiser Wilhelm II e Edvard Grieg se hospedaram no hotel.

Edvard Grieg Trekking

Em 1877, o compositor mundialmente famoso Edvard Grieg chegou à Lofthus pela primeira vez. Ele se tornou um freqüente hóspede de verão do Ullensvang Hotel e muito amigo da primeira geração da Família Utne, que construiu uma sala especial para Grieg compor. Sua cabine pode ser visitada nos jardins do fabuloso hotel.

O Ullensvang Hotel sugere uma caminhada seguindo os passos de Edvard Grieg partindo de sua sala especial até a igreja gótica construída entre 1230 e 1250. Na beira do riacho que corta a propriedade, Grieg costumava se sentar para ouvir o barulho das águas sempre correntes. Logo adiante, sugere-se uma visita à propriedade de seu amigo Arne Lofthus e à escola onde o compositor estudou.

O Ullensvang Hotel possui uma das mais aconchegantes e notórias adegas do país. Visitá-la e saborear um de seus vinhos é um privilégio para poucos.

Para chegar ao Ullensvang Hotel por estrada:

De Bergen – 117 kms
De Oslo – 380 kms
Há conexões de trens e ônibus diários das duas cidades para Ullensvang Hotel.

Bergen

Conhecida também como “A cidade entre sete montanhas” ou “O portão dos fiordes”, foi o centro de aporte dos pescadores e comerciantes de caranguejo e foi fundada em 1070.

Bergen é circundada por montanhas e por isso, ali os dias chuvosos são mais numerosos do que nas outras regiões. Chovendo ou não Bergen é uma cidade viva e amável com casinhas coloridas e ruelas com “clima western”. O mercado de peixes, a parte antiga da cidade e o porto têm charme todo especial, assim como o teleférico que leva os turistas até o topo das sete montanhas.

bergen noruega

Try Norway

Caso tenha ficado com água na boca de vontade de visitar a Noruega, não perca tempo! A operadora Try Norway é especializada em atendimentos personalizados e vai customizar a sua viagem pra você e sua família. Entregue-se ao prazer da beleza, da tranqüilidade e da segurança.

noruega

Onde ficar

OSLO
FIRST HOTEL GRIMS GRENKA
http://www.trynorway.com/
http://www.firsthotels.com/
http://www.visitoslo.com/en/hotel-booking

NORDFJORD
HOTEL ALEXANDRA
http://www.alexandra.no/en/default.asp

LOFTHUS
ULLENSVANG HOTEL
http://www.hotel-ullensvang.no/

SOGNEFJORDEN
KVIKNES HOTEL
http://www.kviknes.no/

BERGEN
http://www.visitbergen.com

Para saber mais

NORUEGA
http://www.trynorway.com
http://www.noruega.org.br/

VIKINGS
http://www.historiadomundo.com.br/viking/
http://www.khm.uio.no/museumsbutikk/engelsk/vikingskipshuset.html

OSLO
http://www.visitislo.com

OSLO PASS – Cartão que oferece facilidades e descontos para conhecer tudo que esta bela cidade oferece:
– Entrada gratuita em museus
– Passe gratuito nos transportes públicos como trens, ônibus e barcos
– Entrada gratuita nas piscinas dos parques Frognerbadet e Toyenbadet
– Estacionamentos municipais gratuitos
– Descontos em aluguéis de carros, parques de patinação nos gelo, restaurantes e lojas

VIGELAND SCULPTURE PARK
http://www.vigeland.museum.no/en/vigeland-park

FOSSHEIM HOTEL
http://www.fossheimhotel.no

FLAM
http://www.visitflam.com
http://www.norwaynutshell.com/

NORDFJORDS
VOO DE HELICOPTERO
http://www.fonnafly.no
http://www.airlift.no

Arquivado em: Viagem Tags: bergen, fjords, noruega, oslo, VIGELAND SCULPTURE PARK

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 2019 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.