0
  
     

Montanhistas apresentam Projeto Ama Dablam

Os escaladores Marcelo Santos (Bonga), Maurício Clauzet (Tonto) e Alir Wellner (Mute) apresentaram nesta terça, dia 11 de agosto, durante coletiva para a imprensa, o projeto da Expedição Ama Dablam. Os três irão escalar a montanha Ama Dablam, no Nepal, com 6.856m. O nome do local, em nepali, significa Deusa do Colar Turquesa. A chegada será no dia 26 de setembro e, inicialmente, eles farão 15 dias de caminhadas em altitude, para aclimatação. Já a escalada seguirá por aproximadamente mais 30 dias.

“Essa fase de aclimatação chega a ser até mais importante do que a escalada, pois precisamos nos acostumar com as mudanças fisiológicas para conseguir sobreviver na altura”, explica “Tonto”. Além do acampamento base, de onde inicia a escalada, eles montarão mais três acampamentos, conforme a altitude aumenta, até chegar ao destino.

No cume da montanha, a previsão é de uma temperatura de até -25 graus. Comparado a outras montanhas do mundo, o Ama Dablam é bem alto, mas comparado aos seus vizinhos gigantes do Himalaia, alguns com mais de 8000m, como o Everest, Cho Oyu e Makalu, ele pode até parecer baixo. “No entanto, não é tão baixo assim, já que tem quase a mesma altitude da maior montanha das Américas, o Aconcágua, mas a sua escalada é muito mais vertical e técnica”, complementa “Bonga”. Ela é considerada uma montanha sagrada para os Sherpas e uma das mais lindas do mundo. Sua escalada é bastante desafiadora, com trechos técnicos tanto em rocha como em gelo.

Um dos objetivos da expedição é incentivar a preservação das montanhas, que são exploradas por agências de turismo que realizam as expedições comerciais. Segundo os montanhistas, é comum atualmente as pessoas irem escalar tentando levar seus confortos e comodidades de um dia a dia urbano e tecnológico para a montanha. Isso se agrava nas expedições comerciais no Himalaia onde, com dinheiro, podem-se comprar diversos “luxos” da escalada, como cordas fixas por quase todo caminho, “personal Sherpas” (etnia local), que fazem tudo para o cliente, desde carregar todo o peso até armar a barraca na altitude. Estas facilidades acabam atraindo muitos turistas, sobrecarregando as montanhas e ocasionando problemas como o abandono de lixo.

“Buscamos uma abordagem mais simples, considerando uma escalada mais justa e autêntica, onde realmente teremos a oportunidade de conhecer os nossos limites e não os limites da operação comercial eventualmente contratada. Consideramos que escalar traga implícito em si a necessidade e a vontade de encarar as adversidades encontradas pelo caminho”, explica Marcelo “Bonga”. A intenção dos alpinistas é a auto-suficiência. Eles mesmos carregam todo o equipamento, montam os acampamentos, cozinham, separam e destinam o lixo.

A expedição conta com o patrocínio da Altiseg, de Curitiba (PR), especializada em segurança em altura. Também apóiam a escalada: EBS Sistemas, Banco Confidence, Axia Value Chain e Bonier Equipamentos.

A aventura poderá ser acompanhada pelo blog: http://amadablam2010.blogspot.com/.

Sobre a Altiseg

A Altiseg foi fundada em 1987, em Curitiba (PR), e foi a primeira empresa brasileira com o propósito de solucionar os problemas relacionados a trabalhos em altura e a desenvolver um eficiente sistema de proteção contra quedas. “Com base no alpinismo e em normas nacionais e internacionais desenvolvemos técnicas, equipamentos e treinamentos especiais que possibilitam um trabalho seguro e eficiente em ambientes elevados e de difícil acesso”, explica Patrícia.

Atualmente são 60 produtos, além dos treinamentos e serviços de altura e espaço confinados, voltados para atender setores como construção civil, setor elétrico, petroquímico, estaleiros e usinas. São cerca de 3 mil clientes no país todo, como Arauco do Brasil, Petrobrás, GVT, Copel, Renault e Odebrech.

Altiseg

Rua Anne Frank, 2621 – Boqueirão – Curitiba (PR)

(41) 3072-9000

www.altiseg.com.br

 

 

Informações para a imprensa:

Rafaela Salomon Comunicação

(41) 3779-0979

[email protected]

[email protected]

[email protected]  

Arquivado em: Escalada, Montanhismo

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 2024 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.