0
  
     

Moleque Mateiro na Rio + 20

No mês de junho a cidade do Rio de Janeiro sediou a Rio + 20, a Conferência das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável, onde estiveram diversos chefes de Estados, diplomatas, políticos e empresários discutindo os rumos que os países devem tomar para desenvolverem suas economias preservando o meio ambiente para as futuras gerações.

No intuito de informar à população sobre a Rio + 20, o Instituto Moleque Mateiro, em parceria com as empresas Vide Verde Compostagem e Action Shop Serviços Ambientais, promoveu a ação Rio Pra + 20, com oficinas de plantio, grafitagem de banheiros químicos, roda de conversas sobre os temas a serem discutidos na conferência, discotecagem de música regional, oficinas com materiais recicláveis e mostra de vídeos ambientais, tudo isto em pleno centro da cidade, na Praça  XV. O grande objetivo desta ação foi convocar à população para participar das atividades e discussões na Cúpula dos Povos.

A Cúpula dos Povos foi um espaço organizado no Aterro do Flamengo para a participação da sociedade civil, onde foram debatidos temas que ficaram de fora da agendas oficiais dos chefes de Estado.

Estiveram presentes na Cúpula dos Povos representantes de diversos movimentos sociais como: movimentos das mulheres, Juventude MST, povos indígenas, caiçaras e ribeirinhos, movimento negro, catadores de lixo, professores federais, entre outros, à nível nacional e internacional. Os movimentos se integraram na luta por direitos sociais ligados à sustentabilidade, apoio às minorias atingidas pelos grandes empreendimentos energéticos, apoio à greve geral dos professores federais e muitos outros. A Cúpula dos Povos apresentou ao mundo às verdadeiras demandas da sociedade para um desenvolvimento sustentável.

E como não poderia deixar de ser, o Instituto Moleque Mateiro (IMM) também marcou presença na Cúpula! Em parceria com o INEA (Instituto Estadual do Ambiente), foram promovidas oficinas de sustentabilidade e rodas de debates com alunos e professores, do dia 14 ao dia 22 de junho, no Museu da República. Os debates giraram em torno de temas como “Relação Sociedade – Natureza” e “Alimentação e Meio Ambiente” e foram organizados sob o formato de World Café, uma metodologia dinâmica e participativa de debates onde todos discutem os subtemas ligados à temática norteadora. Os debates foram um sucesso, com participação ativa de alunos e professores e discussões muito enriquecedoras!

Além dos debates, o IMM promoveu uma oficina de sustentabilidade onde foram distribuídas mudas de temperos e ervas medicinais plantadas em vasos feitos de materiais que iriam ser jogados no lixo. Esta oficina como sempre foi um sucesso! Crianças, jovens, adultos e idosos vieram participar, plantando uma semente para uma vida com maior contato com a natureza.

Fora as atividades realizadas na Cúpula dos Povos, o IMM participou aos domingos do projeto Aqualume, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Este projeto teve por objetivo promover o uso sustentável da água, conscientizando crianças e adultos da importância de se preservar os recursos naturais para as presentes e futuras gerações. O Aqualume foi produzido pela Biruta Ideias Mirabolantes, com diversos patrocinadores e parceiros como o Instituto Moleque Mateiro, que mais uma vez promoveu Oficinas de Sustentabilidade e Eco Recreação para as crianças que passaram pelo espaço Aqualume.

Este foi o mês de Junho do Moleque Mateiro, com muitas atividades e discussões. Esperamos realmente que se os pontos discutidos pelos representantes dos países não saírem do papel ao menos as ações da sociedade civil ficarão para a história.

Até a Mata!

Moleque Mateiro

 

Arquivado em: Deuter, Educação Ambiental Tags: moleque mateiro, Rio + 20

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 2024 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.