0
  
     

Manutenção do ritmo de prova no período de recesso do campeonato.

É comum que, em determinados períodos do ano, o intervalo entre etapas do campeonato, fiquem bem espaçados. Isso é complicado, pois compromete o ritmo de prova da equipe. Então, para apimentar os treinos e manter o espírito competitivo dos membros da equipe, buscamos participar de provas paralelas ao campeonato.

Vale de tudo, como provas de mountain bike, rústicas, canoagem, etc. O importante na participação destas é verificar como está seu ritmo em relação aos demais, pois podemos ter a impressão que estamos bem preparados quando na verdade precisamos melhorar.

Neste último final de semana eu (Chico) e o Batavo participamos da tradicionalíssima etapa do Campeonato Gaúcho de Mountain Bike na modalidade Maratona. O Desafio das Montanhas em Rolante/RS é uma das provas mais exigentes do estado. Neste ano o trajeto sofreu uma redução, passando de 80 km para 60 km, porém, mantendo a mesma altimetria, 1700 m acumulados.

Chico – Pré LArgada

Uma largada controlada levou os atletas até o início da primeira subida, de cerca de 4 km. O “sarrafo” foi grande! Ritmo alucinante já desmontando o pelotão logo de início. Muita gente sentiu a intensidade tendo que ajustar-se para não queimar todo o gás de início. Em seguida uma descida por estrada de chão bem técnica. O terreno duro, coberto de pedras soltas, exigia bastante atenção e cuidado dos atletas. Apesar de ter feito o reconhecimento do percurso e saber da dificuldade deste trecho, não escapei de um tombo. Não me machuquei e a bike também não. Levantei rápido e segui adiante para recuperar o tempo perdido.

Chico – Primeira Subida

Logo após a descida, se iniciou um trecho plano beirando o rio. Fui bonito de ver a 29er buscando os adversários. Em seguida a segunda serra do percurso. Esta também complicada, se dividia em dois lances. O primeiro de 2,6 km e o segundo de 1,3 km, separados um trecho ondulado, somando juntos 7 km . Como sabia que após ela viria uma longa trilha, resolvi subir mais forte que na primeira. Me senti bem e comecei a ultrapassar outros competidores.

Chico – segunda Subida

Passada a serra troquei minha garrafa no ponto de apoio e em seguida iniciei a descida da trilha. Uma trilha muito bonita entre os vinhedos da região. A trilha bem longa, com 6 km de extensão e praticamente toda sombreada, foi muito legal de fazer. Ali, quem tinha bastante técnica conseguia vencer as pedras e raízes com mais facilidade. Eu, que não tenho uma técnica muito apurada, tive que desmontar da bike e fazer um trecho mais casca correndo. Neste momento os treinos de corrida em trilha ajudaram bastante.

Mais uma vez um estradão plano porem, mais curto. Logo em seguida se encontrava o ponto onde as categorias que fariam o caminho mais longo deveriam pegar à direita, para a escalada da última serra. Eu, que corro na Master A1 (30-34 anos), segui pelo caminho mais longo, enquanto o Batavo que tinha pouca experiência em provas de mountain bike, correu na categoria Estreantes e seguiu pelo caminho mais curto (45 km).

Esta terceira serra também foi escolhida à dedo pela organização. Foram 3,5 km sem alívio! Lá no topo um longo caminho entre altos e baixo deixava impôr uma boa velocidade. Na última descida antes da chegada na cidade era possível acelerar bem a bike, mas com atenção pra não sofrer uma queda agora no finalzinho! Numa rua de calçamento foi possível avistar a chegada e gastar o último gás antes da bandeirada.

Chico – Pódio Master A1

O próximo compromisso agora é a Final do CGCA, que acontecerá em entre os dias 12 e 13 de Outubro em Igrejinha/RS. Vamos com tudo!

A dica para quem quer participar de uma prova de Mountain Bike Maratona à exemplo do que escrevemos acima é a etapa de Garibaldi/RS. A data ainda não está definida, mas deve acontecer no final de outubro. Confira mais informações em www.fgc.com.br.

 

Link para álbum de fotos oficial da prova:

https://picasaweb.google.com/117694291265785045130/MaratonaMTBDesafioDasMontanhas2012?authuser=0&feat=directlink

Link do CGCA: www.cgca.esp.br

Track GPS no Strava: http://app.strava.com/rides/22927891

Track GPS no Garmin Connect: http://connect.garmin.com/page/activity/activity.faces?activityId=226240915&actionMethod=page%2Factivity%2Factivity.xhtml%3AuserSwitcher.switchSystem&cid=1462026

 

Por Francisco Rotta Muller – Equipe Kaapora

Arquivado em: Bike, Corrida de Aventura, Deuter, Equipamentos Tags: Batavo, Campeonato Gaúcho de Mountain Bike, corrida de aventura, equipe Kaapora, Francisco Rotta Muller, MTB, Treinamento

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 2024 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.