0
  
     

IronMan Brasil 2010

No dia 30 de maio de 2010, em Florianópolis (SC), foi realizada a 10ª edição da maior prova de Triathlon da América Latina, o IronMan Brasil. Com 1550 atletas do mundo inteiro, dispostos a nadar 3,8km, pedalar 180km e correr 42km, para poderem se chamar de “Homens de Ferro”. Este ano, tive a oportunidade de acompanhar o atleta amador Sérgio Rangel em seu primeiro IronMan.

Sérgio Rangel, terminado o primeiro terço da prova (3,8 km de natação). Foto: Beatriz Luz

 

A prova envolve muito mais do que se pode imaginar. Para adquirir a confiança necessária para estar de pé, em uma praia, as 8 horas da manhã de um domingo qualquer, com a perspectiva de 226km de exercícios físicos intensos, são necessários: meses de treinamento, a compreensão e apoio dos familiares e muita motivação!

Sérgio Rangel, completando os primeiros 90 km do circuito de bike. Foto: Beatriz Luz

 

A rotina de treinos intensa geralmente começa 10 meses antes da prova. Envolvendo fases específicas para cada uma das modalidades (corrida, bike e natação) e treinos gerais de resistência. Muitas vezes, para os atletas amadores, treinar 6 dos 7 dias da semana e trabalhar, significa sacrificar todos os confortos da vida comum e ainda boa parte da atenção aos amigos e familiares.

Sérgio Rangel, no terceiro e último terço de prova (42km de corrida). Foto: Beatriz Luz
 

A minha jornada para Florianópolis começou na madrugada do dia 29, quando peguei um vôo do Rio para o aeroporto de Navegantes. Optei por não ir direto para Floripa, para aproveitar para fazer um saltinho (B.A.S.E. Jump) de uma anteninha (75m.) na rodovia que liga Navegantes a Balneário Camburiú, cidade onde mora o “professor” da maioria dos B.A.S.E. Jumpers brasileiros. Após o salto e uma rápida pausa para comer e dobrar meu paraquedas, continuei viagem para a praia de Jurerê Internacional (Florianópolis) aonde acontece a largada e a chegada da prova e aonde se hospedam a maioria dos participantes.

Logo na entrada da ilha já é possível começar a sentir o clima da prova, na madrugada a equipe da organização já começa a balizar o circuito da prova e as famílias começam uma rotina um tanto curiosa. É tradição na prova, as famílias espalharem cartazes com mensagens de incentivo para os atletas, ao longo do percurso. Porém, com um detalhe, elas fazem isso enquanto os atletas dormem, para que as mensagens sejam surpresas!

Sérgio Rangel e família após a chegada. Foto: Gustavo Britto

 

7 horas da manhã, 1 hora antes da largada, todos os atletas já estão na praia, fazendo seus últimos preparativos. A maioria deles já nadou um pouco naquela manhã, como aquecimento, para o dia que está por vir. Aos poucos a organização começa a posicionar os atletas, agora divididos em amadores e elite. O helicóptero da organização começa a sobrevoar a praia e a tensão e ansiedade podem ser sentidas no ar.

Dada a largada começam duas provas, a dos atletas com 226km pela frente e a das famílias Muita gente deve se perguntar o que faz a família do atleta durante as 13 horas (tempo médio de prova para um atleta amador) que separam a largada e a chegada. Pois é, as famílias não tem descanso também, são horas de muita tensão e movimentação.

Todo o circuito da prova é organizado de forma que o público tem muita interação com os atletas. Por isso, é muito comum ver os familiares e moradores das regiões próximas ao circuito, correndo de um ponto a outro do circuito, para estarem devidamente posicionados para a passagem dos pelotões. Foi muito legal ver o público, se esforçando, hora após hora, para incentivar cada atleta que passava, conhecido ou desconhecido. Mostrando o verdadeiro espirito do evento, a superação.

Mapa dos circuítos da prova.  Fonte: Site Oficial IronMan Brasil

 

Além de torcer e fornecer apoio moral, as famílias também tem a responsabilidade de fornecer apoio logístico para os atletas. As vezes guardando consigo: agasalhos, barras de cereais, tennis reserva e etc. Porém, nem tudo é festa, havia muita gente de cara fechada e expressão séria. Muitos atletas brasileiros, estavam lutando por uma vaga no IronMan do Havaí, considerado a copa do mundo do Triathlon.

Após 10 meses, 13 horas e 30 minutos de muita dedicação e sofrimento, meu amigo Sérgio Rangel, cruzou a linha de chegada juntamente com sua mãe, irmã e namorada, para completar a prova em sua primeira tentativa. Parabéns Sérgio, você “é um IronMan”. Parabéns também a todos que fazem deste evento uma bela demonstração da capacidade do ser humano de se superar, de ser cordial e de ter compaixão!

 

Informações e Inscrições para o IronMan Brasil 2011.

http://www.ironmanbrasil.com.br/

Veja os resultados do IronMan 2010.

http://www.championchipbrasil.com.br/resultados.asp?id_cliente=56

por Gustavo Britto

Arquivado em: Outros Esportes Tags: gustavo britto

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 2021 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.