7
  
     

Ilha Grande – trilha até Lopes Mendes

Fim de semana com o tempo mais ou menos e muita vontade de gravar alguns reviews pro Trekking Brasil e fazer uma trilha para virar matéria aqui pro Adventure Zone, encontrei a Elque Silva – minha sócia e parceira de perrengue -às 04:30 da manhã na Rodoviária Novo Rio e às 05 da manhã estávamos partindo para Mangaratiba, cidade no sul do estado do Rio de Janeiro. O destino era a Ilha Grande, paraíso para quem gosta de surf, trekking e mergulho!

Como nosso tempo era curto resolvemos nos concentrar em fazer os reviews e duas trilhas mais curtas, a do presídio do Lazarreto e a trilha de Lopes Mendes. Sim, muita gente não sabe, mas a Ilha Grande já abrigou dois presídios, o Lazaretto – que não foi construído com essa finalidade – e o presídio de Dois Rios, o mais famoso. O Lazarreto era inicialmente um hospital para isolamento e tratamento das pessoas que chegavam ao Rio com lepra, isso antes de 1900. Ele funcionou por um período até que foi construído o presídio de Dois Rios e o Lazarreto foi finalmente abandonado. Hoje ainda restam muitos escombros do complexo de prédios. E alguns reviews que gravamos foram feitos exatamente onde ficava o antigo pier e a lateral do prédio.

Complexo do Lazarreto Ilha GrandeVista da frente dos armazens do Lazarreto na Ilha Grande

A trilha até o Lazarreto é simples e começa no final da praia do Abraão, do lado esquerdo da praia, quando se está de frente pro mar. O caminho é muito aberto e leva até as ruínas do prédio e ao aqueduto que abastecia a instalação, com um pouco mais de caminhada se chega a uma piscina natural e se você tiver mais disposição e continuar caminhando é possível chegar até a cachoeira da Feiticeira.

Depois de gravarmos o material que precisávamos voltamos para a pousadinha onde estávamos, na verdade nossa intenção era ficar em um camping, mas logo que chegamos na Ilha Grande fomos abordados por uma senhora chamada Catarina que tinha duas suítes simples na própria casa dela e ela nos fez um preço irrecusável principalmente se levarmos em conta que teríamos cama, banheiro e chuveiro quente, tv e até frigobar – isso sem falar na varandinha e no boulder que ficava dentro do quarto!! Ok, aceitamos e seguimos a Catarina até a rua do cemitério de Ilha Grande, uma rua de subida, mas sem barulho e próxima do comércio, exatamente como queríamos. Um ótimo negócio!

Na manhã do dia seguinte acordamos cedo, preparamos as mochilas de ataque e fomos para “padaria da tia” – apelido que demos em 2009 quando fomos até a Ilha e tomamos café da manhã nesta padaria que fica em frente ao pier novo de Abraão. Depois de um cafezão e um misto quente seguimos para a trilha de Lopes Mendes. A trilha começa no fim da praia do Abraão também, só que do lado direito de quem está de frente pro mar.

Praia de Abraão - Ilha Grande

Praia de Abraão - Ilha Grande

A caminhada é tranquila, misturando alguns trechos de subida com muitos trechos mais leves, ainda assim só recomendo para quem tem alguma capacidade física, diferentemente da trilha do Lazarreto que pode ser feita inclusive por pessoas de mais idade sem problemas. A caminhada segue pela floresta sem maiores dificuldades de orientação basta seguir a trilha, em um ponto logo após a saída da praia do Abraãozinho a trilha se bifurca, siga o caminho pela direita. A primeira pausa é na praia de Palmas, uma grande praia de águas e clima tranquilos, porto de piratas no passado por causa da sua enseada tranquila. A ponte que sai da trilha para a praia caiu, então desça se siga pela lateral da ponte. Vale a pena deixar a mochila na areia e tomar um banho, em 2009 quando fiz essa trilha solo eu parei para me refrescar um pouco, larguei a mochila nos pés da árvore que fica logo no início da praia e fiquei alguns minutos boiando por lá! Recomendo!

Praia de Palmas - Ilha Grande

Praia de Palmas

A trilha continua no final da praia de Palmas rumo à Mangue e Pouso, duas praias ligadas por uma pequena trilha. A trilha de Palmas até Mangue é tranquila e rápida – aliás depois do trecho entre Abraão e Palmas a caminhada fica mais suave. Em Mangue/Pouso os barcos que saem de Abraão levando turistas para Lopes Mendes fazem sua última parada, já que por causa das ondas não é possível aportar em Lopes Mendes com uma barco de turistas. A ida de barco custa R$ 20,00 ou se preferir você pode pagar somente a volta, por R$ 10,00 (preços de agosto de 2011). Paramos no pier de Mangue para comermos alguma coisa e logo que vimos um barco de turistas chegando resolvemos apertar o passo para evitar o congestionamento na trilha – pra quem gosta de paz eu recomendo que a saída de Abraão seja feita o mais cedo possível pois por volta das 10:30/11h os barcos começam a deixar os turistas em Pouso e nas épocas de muito movimento esse trecho de caminhada entre Pouso e Lopes Mendes fica bem cheio…

Pier na praia de Mangue - Ilha Grande

Pier na praia de Mangue

Mas existe um macete para fugir do movimento desta trilha entre Pouso e Lopes Mendes, é seguir pela T12, a trilha que vai do final da praia de Pouso até o farol dos Castelhanos, só que ela emenda com uma estrada que cruza uma área alagada (onde podem existir jacarés no caminho) e que acaba numa antiga capelinha no final da praia de Lopes Mendes (próxima do grande “barril” que existe no final da praia). Nunca vimos os jacarés na trilha, mas como as placas do Ibama alertam para a presença deles é sempre bom avisar! Usamos esta trilha para retornar até Pouso, sofremos um pouco com os mosquitos – eu especificamente, já que a Elque parece ser aprova de mosquitos!

Estrada entre Lopes Mendes e Aroeira

Estrada entre Lopes Mendes e Aroeira

Bem, voltando… Saímos de Pouso pela trilha normal até Lopes Mendes, No meio do caminho existe uma bifurcação, uma trilha mais fechada que leva para uma praia pouco visitada, a de Santo Antônio, uma praia bonita com blocos de rocha na beira do mar e que segundo alguns dizem funciona como praia de nudismo. Em 2009 quando fui até lá as pessoas estavam vestidas, é bom avisar!

O caminho “Abraão – Palmas – Mangue/Pouso – Lopes Mendes” tem cerca de 7Km (somente a ida), já se o caminhante optar por seguir via “Abraão – Palmas – Mangue/Pouso – Estrada dos Castelhanos – Lopes Mendes” o caminho passa a ser mais longo um pouco, creio que uns 8 ou 9km (somente ida).

Lopes Mendes - Ilha Grande

Lopes Mendes - quase 4 Km de praia

Chegamos em Lopes Mendes – a mais famosa praia da Ilha Grande e um bom lugar para surfistas – passamos um tempo na praia gravando mais alguns vídeos e depois partimos de volta para Pouso através da trilha que fica no final de Lopes Mendes – perto do “barril” na areia. Seguimos por ela – siga sempre pela estrada mais larga e quando encontrar uma porteira siga pela esquerda onde a placa diz “Praia do Pouso Hotel” – a trilha da direita leva ao Farol dos Castelhanos e se você seguir a estrada em frente chegará numa pequena praia com algumas casas, essa é a praia da Aroeira.

Praia de Pouso - Ilha Grande

Praia de Pouso

Mais alguns minutos de caminhada tranquila acerca de algumas casas e estávamos na pequena praia de Itaóca, onde existe uma casa de pescadores, mais alguns metros de trilha e estávamos em Pouso. Optamos por voltar de barco para Abraão, o barco sai as 15:30 e 16:30 do pier de Mangue. Ainda deu tempo para preparamos uma comida da Liofoods e pegarmos o barco. Assim terminava mais um dia de trilhas e bons papos na Ilha Grande.

Praia da Itaoca - Ilha Grande

Praia da Itaoca

Barco entre Pouso e Lopes Mendes Ilha Grande

Barco entre Pouso e Lopes Mendes

Fiquem com uns highlights que gravamos por lá durante o caminho

Arquivado em: Trekking Tags: Ilha Grande, Trekking, trilhas

7 Comentários em "Ilha Grande – trilha até Lopes Mendes"

  1. iracema figueiredo disse:

    o IG é td de bom.ja fiz as duas trilhas e mais algumas.rss.adoroooo

  2. Simone Almeida disse:

    Ola!
    Vc tem o contato dessa suite em que ficou?
    Estou a procura de algo parecido.
    Obrigada!

  3. Administrador disse:

    Simone é bem simples, não é nada luxuoso, mas é muito confortável! É limpo, organizado e por ser dentro da casa da moradora é super família, bem legal pra quem não quer bagunça. Procure pela Catarina – (24) 3361-5013 / 8124-9702 / 9915-4051. Aqui tem umas fotos dos quartos: http://www.temporadaemilhagrande.com.br/casa8.html

  4. GCA. disse:

    Lindas paisagens!!! Uma trilha tranquila, agradável e com um final inspirador: LOPES MENDES!!!

  5. MIka disse:

    Suítes da Catarina conhecida pelo bom café da manhã e pelo espírito acolhedor. Moro a dois anos na Ilha Grande e só por esta divulgação tive ideia da opção de Aroeira, muito mais linda e agradável a caminhada.

    Dica: Praia e Vila de Dois Rios.

  6. alexandre disse:

    muito show de bola ,estou me programando pra passar 15 dias vou me esbaldar rsrsrs.

  7. Tânia disse:

    Oie…essa suite que vc ficou, vc se lembra se tinha um guia local que morava lá? O nome dele é Alessandro. Esses numeros da suite da Catarina não estão atualizados. Gostaria entrar em contato com eles. Vc pode me ajudar?

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 2019 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.