2
  
     

Identificando o Céu

Quem não gosta de ficar deitado sob um céu estrelado, procurando por constelações, planetas e torcendo para ver uma estrela cadente? Todo mundo que pratica algum esporte ao ar livre já fez isso pelo menos uma vez, e a grande maioria fica sem saber para o quê está olhando.

Você consegue achar o Cruzeiro do Sul nesta foto?

Outro dia fui para a Serra da Bocaina, em São Paulo, e queria levar uma carta celeste para me ajudar na identificação do céu. Tenho o livro Identificação do Céu de Fernando Vieira (astrônomo do Planetário no Rio de Janeiro), mas queria uma carta celeste do local onde ia, para facilitar minha vida. Buscando na internet, me deparei com o site www.zenite.nu que resolveu todos os meus problemas (até agora!).

O site tem muita coisa legal, mas o melhor é que a busca da carta celeste (e outras informações) é muito simples: digite www.zenite.nu?nomedacidade (substituindo nomedacidade pelo nome da cidade que você quer). Se o nome for composto como no exemplo que usei (Rio de Janeiro), coloque tudo junto (www.zenite.nu?riodejaneiro).

Site www.zenite.nu

Reparem quem além de cartas celestes (Mapa do Céu 1 e Mapa do Céu 2), o site dá informações sobre satélites artificiais (a que horas e onde estarão visíveis), fases da lua, previsão do tempo e muito mais! É só explorar!

A imagem abaixo mostra uma carta celeste do Heavens Above (Mapa do Céu 2). Para imprimir, é melhor selecionar a opção Black on White,escolher o tamanho da imagem e clicar no botãoSubmit.

Pronto, agora é só esperar anoitecer e começar a identificar as constelações!

Arquivado em: Bike, Deuter, Escalada, Montanhismo, Outros Esportes, Rafting, Trekking, Viagem Tags: Bike, Escalada, Montanhismo, Outros Esportes, Rafting, Trekking, Viagem

2 Comentários em "Identificando o Céu"

  1. danusa disse:

    muito legal esse mapa das constelaçoes gostei muito nao sabia nada sobre isso

  2. Fernando disse:

    Caros Senhores,
    Por que quando especifico a cidade de São Paulo, os Pontos Cardeais aparecem incorretamente?
    Antecipadamente agradecido,
    Fernando

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 2021 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.