0
  
     

Guia de Escaladas da Zona Sul e Ilhas Costeiras do Rio de Janeiro

No domingo, 01/05/2011, na ATM, na Urca, foi lançado o guia que toda galera da parede estava esperando: Guia de Escaladas da Zona Sul e Ilhas Costeiras do Rio de Janeiro! Dos renomados atletas profissionais Kika Bradford e André Ilha. O lançamento em São Paulo aconteceu no dia 11, no CAP.

guia-escalada-zona-zul

Para quem não os conhece – o que acho pouco provável – usarei o resumo que está na capa do livro.

“André Ilha – Escala desde 1974 e é o escalador que provavelmente abriu o maior numero de vias no Brasil – mais de 570, dentre estas mais de 50 atingindo cumes virgens. É co-autor da obra de referência pioneira no Brasil na área de guias: o” Catálogo de Escaladas do Estado do Rio de Janeiro “(1984), publicado pela Flumitur e autor do” Guia de Escaladas de Guaratiba “(1999).

André é um conservacionista militante, tendo fundado o Grupo Ação Ecológica (GAE) em 1990 e participado de diversas ações para preservação de áreas de montanhismo. Obteve diversas vitórias importantes para o meio ambiente, primeiro como presidente do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e, agora, como Diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA).”

“Kika Bradford – Começou a escalar em 1998 e é uma das escaladoras brasileiras com maior destaque na atualidade para escaladas complexas, como big walls e escaladas alpinas. Trabalhou como guia de escaladas profissional por seis anos e atualmente coordena o Programa de Acesso às Montanhas da FEMERJ e é Diretora-Executiva do Access Panam, ambos programas de acesso e conservação ambiental para áreas de montanhismo e escalada.

Kika é Mestre em Antropologia Aplicada (teambuilding) e trabalha com desenvolvimento humano (programas de liderança e trabalho em equipe), seja através de escola de liderança e atividades ao ar livre National Outdoor Leadership Scholl (NOLS), promovendo programas experienciais, ou ministrando palestras.”

Ufa !!! Acho que não preciso dizer mais nada sobre os autores.

O Rio tem vias de escalada que atraem atletas do mundo inteiro Esse livro as mostra de forma simples e prática. São ao todo 283 vias e suas variantes: 11 montanhas, 6 ilhas e diversas falésias, todas na Zona Sul e nas Ilhas Costeiras.

Fui a Urca para comprar meu guia em primeira mão e dar uma de tiete também !!

Os croquis são de simples visualização e entendimento até para quem não escalada. A idéia de lançar esse guia foi incrível, pois tenho certeza que os escaladores sentiam falta de um “manual” para as vias que tem vistas lindas da cidade maravilhosa.

Até eu que não escalo consegui entender as vias. Esse guia me deu mais um empurrãozinho em passar a escalar também.

Mar e montanha. Creio que essa diversidade na natureza do Rio é o que faz com que aqui seja um local incrível para escaladas e outros esportes outdoor.

Lembrando: escalar é um esporte que envolve risco de vida. Não se aventure sem conhecimento, equipamento correto e preparo.

Arquivado em: Escalada Tags: andre ilha, guia de escalada, ilhas costeiras, kika bradford

Related Posts

Favorite e divulgue!

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 3484 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.