1
  
     

Fogareiros Para Cicloturismo (TEST-DRIVE)

Durante o Cicloveg, fizemos uso de quatro fogareiros. Três espiriteiras à álcool, sendo duas feitas de latinha de alumínio e um kit cozinha. E o outro fogareiro, um modelo de refil, à gás. Todos se mostraram eficientes.

O kit cozinha era um Alcohol Cookset da Sister Outdoors. Um kit bem prático, composto por sete peças (espiriteira, duas panelas, uma tampa – que também serve de prato, o pegador de panelas, a base do conjunto e o corta-vento). O legal do kit é que todas as peças encaixam-se umas nas outras, formando um prático e pequeno volume.

As outras duas espiriteiras de latinha eram de dois modelos. Um projeto mais detalhado e outro mais simples ( ver vídeo).

 


Fogareiro e corta-vento feitos com latinhas de alumínio

 

Os modelos de latinhas se destacam pelo peso (pouquíssimas gramas), volume e o preço (custo zero se pegar as latinhas no lixo), além de serem de material reutilizado (contribuindo para o meio ambiente).  Todos os dois modelos foram aprovadíssimos e não deixaram nada a desejar para os outros fogareiros. E entre eles, também não houve diferença significativa na eficiência, sendo o grande diferencial a maneira de confeccioná-los.

O último modelo é o fogareiro com refil à gás.

Seu ponto forte é  a autonomia. Um refil dura muitas refeições. Apesar de ter sido meu primeiro fogareiro, hoje em dia eu vejo mais contras que prós.

Além de produzir lixo desnecessário (o refil é descartável), pode-se pedalar quilômetros sem encontrar um local que o venda. Procuramos na Decathlon e não o encontramos.

Outro problema é a possibilidade de vazamento. Se o refil não fo bem encaixado ou até mesmo uma maior trepidação da bicicleta, pode movimentar o refil provocando o vazamento do gás dentro da mochila ou alforge (exatamente como aconteceu durante a viagem).

Portanto, quando for escolher um fogareiro para sua próxima cicloviagem, analise todas as variáveis possíveis.

 

Arquivado em: Bike

1 Comentário em "Fogareiros Para Cicloturismo (TEST-DRIVE)"

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Gledson Silva, AdventureZone. AdventureZone said: Fogareiros Para Cicloturismo (TEST-DRIVE) http://bit.ly/eTtt9o […]

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 2024 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.