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Fique Visível – Segurança na Bike

Tive que renovar minha carteira de motorista recentemente e, para tal, precisei fazer uma prova de conhecimentos teóricos. Para estudar, o DETRAN fornece uma apostila com todo o conteúdo exigido.
Logo nas primeiras páginas, me deparei com o tópico Ciclista, que me fez lembrar algumas dicas muito importantes.

Tive que renovar minha carteira de motorista recentemente e, para tal, precisei fazer uma prova de conhecimentos teóricos. Para estudar, o DETRAN fornece uma apostila com todo o conteúdo exigido.

Logo nas primeiras páginas, me deparei com o tópico Ciclista, que me fez lembrar algumas dicas muito importantes.

Antes de falar das dicas, segue abaixo o que está na apostila:

•      Circular por ciclovias ou pelo lado direito das vias no mesmo sentido dos veículos. Nunca na contramão!

•         Empurrar a bicicleta quando transitar por caçadas, portando-se como pedestre.

•         Usar equipamento de segurança: capacete, cotoveleiras, joelheiras e os equipamentos obrigatórios como espelho retrovisor, campainha e refletores (olho de gato).

•         Respeitar sempre a sinalização: semáforos, faixa de pedestre e placas.

•         Sinalize suas ações com o braço.

•         À noite, utilize roupas refletivas, refletores e farol.

•         Evite ruas movimentadas.

•         Mantenha fila única quando estiver em grupo.

•         Não pegue carona na traseira de veículos motorizados.

Atualmente, cada vez mais ciclistas urbanos usam capacete, o que é um ponto muito positivo. Porém, de noite, quase não se vê o uso de farol e luz traseira de segurança, itens fundamentais na prevenção de acidentes.

Muitas pessoas acham que o farol é apenas para iluminar o caminho, e não o usam na cidade, uma vez que as ruas são mais iluminadas. Porém, o farol também é para que o ciclista seja visto! Este farol deve estar preso no guidão da bicicleta.

Corona Bike – Princeton Tec

Já em trilhas, o ideal não é 1 farol, mas 2. Por quê? Bom, o primeiro farol deve estar preso no guidão da bicicleta, e vai iluminar sempre na direção em que ela estiver indo. Mas, imagine você ter que fazer uma curva no escuro. Geralmente, viramos primeiro a cabeça para ver para onde estamos indo e neste caso, o farol preso ao guidão não vai iluminar, pois o guidão ainda não foi virado! Então, este segundo farol deve estar preso no capacete!

Dê preferência por comprar sempre faróis que podem ser presos sempre ao guidão e ao capacete, para que você tenha versatilidade e possibilidades de escolha de onde prender o farol!

Em relação à luz traseira de segurança, a Princeton Tec lançou recentemente a Swerve, que tem algumas características muito legais, e diferentes de tudo o que você já viu.

Swerve utiliza dois LEDs de alta potência (1/2 watt) em vez dos LEDs usuais de 5 mm (1/5 watt). Uma combinação de lente difusa (superior) e uma lente focada com colimador (inferior) cria um padrão de luz muito brilhante de 180 o, alternando entre um foco largo e um foco estreito. Como os olhos ficam alternando o foco entre os dois feixes de luz, ele não chega a relaxar, fazendo com que o nível de visibilidade da luz de segurança seja superior em relação às demais.

Swerve - Princeton Tec

Bom, essa é uma dica de luz de segurança, mas várias outras opções estão disponíveis no mercado… tem luzes de todas faixas de preços. O importante é estar “visível”, e luzes de segurança, faróis e tirar refletivas nas mochilas fazem toda a diferença.

Arquivado em: Bike, Princeton Tec Tags: Bike

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