2
  
     

Férias na Floresta – Moleque Mateiro

Feliz 2012!!

É com enorme prazer e felicidade que o Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental vem dar as boas vindas para o ano de 2012 que já desde o primeiro dia já se mostra bastante promissor. Pela primeira vez o Moleque Mateiro realizou uma colônia de férias – FÉRIAS NA FLORESTA – que em parceria com a Lagoa Aventuras teve a base no Parque da Catacumba. Além disso, o Moleque Mateiro participou do projeto VERÃO RIO, nas praias de Ipanema e Barra realizando com as crianças oficinas e brincadeiras ecológicas

Molecada da colônia de férias no Mirante do Sacopã

Instituto Moleque Mateiro no Verão Rio 2012.

A colônia FÉRIAS NA FLORESTA foi uma ideia que o Moleque Mateiro e a Lagoa Aventuras já tinham fazia tempo. E quando resolvemos nos juntar e trazer para a prática um pouco das nossas potencialidades o projeto não tinha como dar errado. O Moleque Mateiro trouxe as atividades de trilhas que apresentavam cachoeiras, mirantes, grutas e muito das belezas e da biodiversidade da Mata Atlântica, enquanto o Lagoa Aventuras trouxe o circuito de aventuras  do Parque da Catacumba.

Férias na Floresta com direito a arvorismo!

Descobrindo a Gruta Grande e os mistérios do "Buraco da Galinha".

Foram quatro semanas de muitas brincadeiras, oficinas, tirolesas, ecologia e claro, diversão!! Em cada semana uma trilha diferente era descoberta pelos participantes, sempre quarta feira uma cachoeira para refrescar e sexta feira uma trilha com mirante ou grutas para desbravar. Nas terças e quintas feira a diversão era no Parque da Catacumba. Um dia, além da trilha que nos leva ao Mirante do Sacopã, tinha muro de escalada e tirolesa e no outro o dia era recheado de arvorismo e oficinas de plantio e confecção de mascaras de carnaval, mas que sempre finalizava com mais uma divertida descida de tirolesa!

Os desafios do muro de escalada no Parque da Catacumba

Oficina de máscaras para o carnaval com reutilização de caixas de papelão.

Os finais de semana de Janeiro de 2012 se tornaram mateiros! Isso porque do dia 07 de Janeiro até o dia 05 de Fevereiro o Moleque participou do VERÃO RIO, um projeto do jornal O Globo, que proporcionou aos frequentadores das praias de Ipanema e Barra atividades esportivas, eco recreação com oficinas para crianças, além de música, guarda sol, sorvete e jornal para todos.

Ouvindo as instruções para o inicio da atividade.

O Moleque Mateiro ficou responsável pela eco recreação para a criançada. Foram oficinas que trabalharam a reutilização dos materiais de diferentes maneiras. Teve plantio de ervas medicinais (boldo e erva cidreira) e temperos (manjericão e hortelã) em garrafas pet e transformação de caixas tetrapak em carteiras.

Refrescante banho na Cachoeira dos Primatas!!

Oficina de plantio em garrafas pet para a criançada!

Além das oficinas, criamos um jogo gigante, o TWISTER DO LIXO.  É um jogo bastante interativo em que os participantes são as peças do jogo. Mas como se joga? É simples. No tabuleiro têm círculos coloridos com as quatro cores da coleta seletiva, todas em paralelo. Para determinar o movimento dos participantes é tirado do “Lixão” um resíduo. Este resíduo corresponde a uma determinada cor – plástico – vermelho / papel – azul / metal – amarelo / vidro – verde. E para definir e começar a bagunça os participantes jogam o dado que irá determinar qual parte do corpo será movimentada de acordo com o resíduo selecionado.

Twister do Lixo, mais uma novidade do Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental!

Descobrindo os diferentes cheiros das ervas medicinais e temperos.

É isto pessoal, 2012 está começando com força total, muita educação, aventura e ecologia!!!

De volta ao trabalho com as escolas, o Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental continuará a levar a molecada para aprender com a natureza!!!

 

Até a mata!

Moleque Mateiro

 

 

Arquivado em: Deuter, Educação Ambiental Tags: deuter, educação ambiental, moleque mateiro

2 Comentários em "Férias na Floresta – Moleque Mateiro"

  1. Cristina Moraes disse:

    Gostaria muito de conhecer melhor este projeto, faço curso de gest~
    ao ambiental em Paulinia – SP e gostaria de trocar ideias e tambem quem sabe participar com voces de alguma atividade. Fico no aguardo de um contato. Grata Cristina

  2. Felipe Albino disse:

    Olá Cristina! Boa tarde!

    Nós do Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental (IMM) estamos totalmente abertos a trocar experiências de trabalhos e projetos já desenvolvidos.
    Mas como podemos fazer isso?! Via email? Nos dois primeiros finais de semana de Março 2012 e no final de semana de 14 e 15 de Abril o IMM estará realizando o III Curso de Formação e Capacitação em Educação Ambiental do IMM. Serás muito bem vinda!!

    Eu pessoalmente, Felipe Albino, vou começar neste ano a fazer também uma pós graduação do PNUMA e estou bem animado pra começar!!

    Vamos nos falando…e quando tiver pelo Rio de Janeiro venha nos conhecer!

    Até a mata!

    Felipe Albino
    Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 2024 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.