0
  
     

Expedição Mediterrânea – Gastronomia nas Ilhas Gregas

Kali Orexi*

Impossível passar um tempo na Grécia e não falar de sua gastronomia tão rica e saborosa, de seus vinhos e seu azeite.

Seleção de Legumas TípicosSeleção de Legumes Típicos

Os pratos típicos das Ilhas Gregas são as favas secas com cebolas tostadas, as saladas gregas com tomate cereja e queijo feta, além de muito peixe e legumes. Os tomates merecem uma atenção especial já que são extremamente saborosos e amplamente utilizados na gastronomia local. Em Santorini, nunca são regados. A única água que absorvem vem da umidade do ar, e essa é a razão de seu sabor tão aguçado. Com eles, além das saladas são feitos os molhos e os tomatos balls. Deliciosos! Feitos com hortelã e fritos são uma excelente pedida!

Tomate RecheadoTomate Recheado

Berinjelas brancas é outro produto típico da região. Muito suaves e podem ser cozidas com carne de filhote de cordeiro e muito tomate cereja.
Uma boa maneira de finalizar sua refeição pode ser com as Melitinias, pequenas tortas de queijo, ou alguma das delicias da Doceira Milênio em Oia.

Berinjelas brancas é outro produto típico da região. Muito suaves e podem ser cozidas com carne de filhote de cordeiro e muito tomate cereja.

Uma boa maneira de finalizar sua refeição pode ser com as Melitinias, pequenas tortas de queijo, ou alguma das delicias da Doceira Milênio em Oia.

Doces MilenioDoces Milenio

Na Grécia, o hábito de se “comer fora” é um estilo de vida, já que as tavernas oferecem muito mais que boa comida. Bons vinhos, ambientes acolhedores e esplendidas vistas. Todos os estabelecimentos sofrem um rigoroso controle sanitário e há uma infinidade de restaurantes para todos os gostos e bolsos.

Taverna Delfini

Na busca de uma boa comida grega, o belíssimo caminho beira-mar de Thira a Oia onde há algumas tavernas charmosas, foi minha rota. Se feito a pé, esse trajeto dura três horas e vale muito à pena!

Taverna DolphinTaverna Dolphin

Escolhi um restaurante bem familiar e realmente me deparei com o universo gastronômico grego. Já na Taverna Delfini, percebi que estava no lugar certo. O pequeno restaurante mantido por uma vovó grega muito simpática possuía um ambiente acolhedor, primaveras coloridas, cerveja gelada e excelente comida. Ninguém falava inglês e o cardápio era todo em grego. Optei por um nome familiar: Moussaka e uma cervejinha para diminuir o calor.

Cardápio do DolphinCardápio da Taverna Delfini

MousakaMousaka

Cerveja LocalCerveja Local

moussaka é um prato bem comum no Mediterrâneo e delicioso! Torta assada recheada com berinjela, carne moída e lascas de batata, coberta por um cremoso creme de queijo com farinha. Acompanhada por um pãozinho fresco ficou ainda melhor. Parecido com a moussaka no aspecto, há o pastitsio, torta de macarrão com carne e queijo que lembra uma lasanha, mas não tão saboroso.


PastitsioPastitsio

Ao Deus Dionísio

Os vinhos de Santorini são mundialmente famosos e sua história vem desde os antepassados mais antigos, na Idade do Bronze. Sua economia sempre dependeu muito da vinicultura e de suas vinícolas, desde o século XVII A.C. A descoberta de uvas nos fósseis e pinturas encontradas nos sítios arqueológicos, revelam a popularidade do vinho assim como o prestigio no envolvimento de sua produção.

A variedade de tonéis encontrados revela que na pré-história, assim como nos dias de hoje, os vinhos eram vendidos de acordo com seu tipo e qualidade.

Canava RoussosCanava Roussos

Canava ArgyrosCanava Argyros

Santorini é abençoada com maravilhosas uvas como AsyrtikoAthiriAidaniMavrotragano e muitas outras menos conhecidas, mas não menos incríveis. No entanto, comparando com os vinhos de outras regiões, se destacam pela variedade. Os vinhos secos são conhecidos por sua pureza cristalina, os Nytheris impressionam pelo seu estilo exótico e os doces Visantos feitos com uvas secas ao sol, considerados como os melhores vinhos de sobremesa do mundo com seu raro vermelho muito elegante. Todos esses tipos diferentes de vinhos partilham um ponto em comum: são perfeitos para acompanhar comida.

Alguns Vinhos da Canava Roussos

O único problema das vinícolas de Santorini é que elas estão localizadas em um dos lugares mais bonitos do mundo. Zonas urbanizadas exercem uma forte pressão as zonas de cultivo, e seria um grande erro permitir que essa cultura milenar fique apenas na memória do passado. Os terrenos de cultivo de uva em Santorini cobrem uma área de 3.500 acres. Mais de 30 variedades de uvas são cultivadas na ilha, mas as mais encontradas são a MantilariaMavrotragano eVoudomato. Para se visitar todas as vinícolas é necessário separar um bom tempo em sua viagem, pois são muitas. A maioria possui um tour guiado, mas há também as menores e muito belas e perfumadas.

Eu na Canava Roussos
Eu na Canava Roussos

Há dois conceitos na ilha diretamente relacionados à tradição dos vinhos, e antes de começar seu tour, vale a pena saber um pouco sobre eles: Ventana Canava.


Ventana:

Em Santoriniventana significa cantar, dançar e casar. O grande sino da igreja Penasia badala 36 vezes dando o sinal para os agricultores entrarem nas plantações e começarem a colheita. Após a colheita, a música invade as canavas animando a todos, ao mesmo tempo em que os homens enrolam seus aventais nos pés e entram em grandes tonéis para o ritual de “amassar as uvas”. Quando o dia da prensa do vinho acaba, há um festival e uma boa desculpa para uma grande festa. Dizem que quem presencia uma ventana, nunca mais se esquece!


Canava

Nos tempos antigos Canava era uma parte de todas as casas dos capitães. Canavas tinham uma arquitetura especifica e uma variedade de atividades agrícolas, especialmente a produção de vinhos. As uvas eram colhidas pela manhã, e levadas a canava para obterem uma temperatura estável, depois disso, eram transformadas em vinho. O mesmo processo se aplica à produção de vinhos tintos e brancos. Finalmente, o vinho era transferido diretamente para barris feitos de madeira. A primeira parte da cavana é aberta e pequena. Há duas janelas, uma voltada para o norte e outra para o sul para o local ser sempre ventilado e evitar os fortes odores.


Vinícolas:

Gavalas Vineyard (www.galavaswines.gr)

Gaia Wines (www.gaia-wines.gr)

Santo Wines (www.santowines.gr)

Canava Roussos (www.canavaroussos.gr)

Argyros Estate (www.argyrosestate.gr)

Kasteli Wines

Domaine Sigalas (www.sigalas-wine.gr)

Antoniou Winery (www.hit360.com)

Volcan Wines (www.volcanwines.gr)

Boutari Winery (www.boutari.gr)

Hatzidakis Winery (www.hatzidakiswines.gr)

San…torini Winery


Restaurantes:

1800 Mediterranean- Cuisine- Oia (www.oia-1800.com)

Archipelagos- Mediteranean Cuisine- Fira (www.archipelagos-santorini.com)

Clássico Mediterranean- Cuisine- Kamari (www.santorini-classico.gr)

Dolphins Fish- Tavern- Akrotiri

Dionysos in Atlantis- Greek Cuisine- Fira (www.dyonisosinatlanta.gr)

Feredini Italian- Cuisine- Oia

Koukoumavlos- Modern Greek Cuisine- Fira (www.koukoumavlos.eu)

Marmita- Greek Creative Cuisine- Megalochori

Metaxi mas- Taverna ouzeri- Exo Gonia (www.santorini-metaximas.gr)

Nichteri- Greek Creative Cuisina- Fira (www.nichteri.gr)

Ouzeri- Traditional Greek dishes- Fira

Selene- Greek Creative Cuisine- Fira (www.selene.gr)

Skala- Mediterranean Greek Couisine- Oia

Ambrosia & Néctar- Greek & Medirerranean dishes- Oia

Ammos- Mediterranean cuisine- Perivolos (www.anemomilos.com)

Imerovigli Tavern- Greek cuisine- Imerovigli

Ellis- Greek Cuisine & sea food restaurante- Fira

Kyprida- Cypriot Cuisine- Oia (www.kyprida.gr)

Lava- Greek Couisine- Perissa (www.taverna-lava.eu)


Arquivado em: Deuter, Outdoor Gourmet, Viagem Tags: Outdoor Gourmet, Viagem

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 2020 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.