5
  
     

Escalavrado – Serra dos Orgãos, RJ

Galera, nesse post vou fugir um pouco do que me preponho a falar aqui, que é sobre Treinamento. Vou relatar uma trip interessante que fiz com alguns amigos.

Numa tarde de meio de semana recebi a visita de um amigo, o Ivo Jr. Entre um papo e outro, lembramos que a última vez que fizemos uma trip juntos foi em 2006, quando subimos o Dedo de Deus, na ocasião foi minha 1ª ida ao Dedo.

EscalavradoVista do Escalavrado


Então combinamos de fazer alguma coisa. Lembrei que no domingo seria seu aniversário,e nada melhor para um montanhista do que passar essa data na montanha. Então, propus subirmos o Escalavrado, uma montanha que nunca tinha subido e sempre que ia para Teresópolis ficava namorando aquele imenso monólito às margens da estrada. Já sabia que havia algumas vias lá, a maioria ou todas em aderência, estilo de escalada que não me atrai. Comentei com ele sobre caminhada e ele disse que era bem tranqüila. Então decidimos fazer a caminhada.

Marcamos cedo no Paraíso das Plantas, 7:30h, liguei para o Kiko e falei o que iríamos fazer, na hora ele decidiu ir com a gente, combinei em pegá-lo às 6h no Humaitá, calculei: chegaríamos por volta das 7:30h, começaríamos a caminhar em torno de 8h, nós 3 caminhamos em um ritmo bom, umas 2h de caminhada, mais 1h curtindo o cume, 1h de descida, ótimo estaria no Rio cedo!

A Subida ao Escalavrado
A subida ao Escalavrado

Chegamos ao Paraíso das Plantas 7:20h, liguei pro Ivo, ele já estava a caminho. O que não imaginava era que tanta gente estivesse a fim de curtir o niver do Ivo no cume do Escalavrado, ele chegou com mais 8 pessoas! O Ivo comentou com o Cristiano, que conversou com outro amigo, que falou com outro, enfim, só brother do Ivo querendo curtir também.

A Subida ao Escalavrado
A Subida ao Escalavrado

Dia lindo, céu azul, galera alto astral, trilha seca, tudo conspirando a favor. A trilha, apesar de ser pesada, não era nada muito difícil, diria apenas que quem tem problemas de psicológico, suba de sapatilha, cadeirinha e se for o caso, encordado, pois tem muitos lances expostos. Nós subimos sem nada, achei que realmente não precisava, porém cada um sabe até do seu limite.

Levamos 2:20h para chegar ao cume, até que foi rápido devido à quantidade de pessoas, mas era só galera que já está na montanha há alguns anos, então só gente “cascuda”.

A galera não economizou na comida, tinha “larica” de todos os tipos e para todos os gostos, porém o ápice foi se hidratar com Suum, um isotônico novo em pastilhas efervescentes, o Marcelinho apareceu com uma garrafa d´água hipergelada e foi só jogar a pastilha dentro e beber, desceu redondo.

A galera no cume
A galera no Cume!

Ainda apareceram mais 4 amigos, que trabalham na entrada da trilha do Dedo de Deus solicitando o termo de responsabilidade para quem não entra pela portaria do parque, galera gente boa, conversei com eles sobre o trabalho que estão fazendo e os maus entendidos em relação a esse trabalho de controle e conscientização, tem bastante gente que não conhece esse trabalho e falam coisas sem ao menos conversar ou ver o trabalho dos caras.

Kiko e eu
Kiko e eu

O saldo foi de 15 pessoas no cume do Escalavrado cantando parabéns pro Ivo e logo em seguida o “Zico”, que faz um trabalho maravilhoso com crianças carentes de Terê, ensinando a escalar, realizou uma oração linda que arrepiou a todos.

Como já não bastasse tudo dando certo, ainda presenciamos 3 B.A.S.E.´s Jump do Dedo de Deus, o 1º “arborizou” e fico por muito tempo lá, mas os outros desceram no gramado sem problemas, mais tarde soubemos que o rapaz que ficou enroscado na árvore não se machucou, apenas perdeu seu equipamento preso na árvore.

Bem, restava a descida, parte importantíssima nesse tipo de caminhada, usamos a corda em 2 pontos que particularmente achei exposto e se estivesse molhado acredito que usaríamos em muitos outros pontos, pois a caminhada é bem íngreme.

Equipamento da galera
Equipamento da Galera

Chegamos na estrada por volta das 13h, comemos alguma coisa e retornamos ao Rio. Trip maravilhosa, dia lindo, visual deslumbrante, galera alto astral e o melhor: quando cheguei em casa e mostrei as fotos para a família, meu filho de 10 anos disse: “Pai, quero ir lá, você me leva?” O que vocês acham que respondi? … Claro que levo! Isso não tem dinheiro que pague.

Vista da Serra dos Órgãos
Vista da Serra dos Órgãos

André Padrenosso

Arquivado em: Deuter, Escalada, Montanhismo, Trekking Tags: Escalada, Montanhismo, Trekking

5 Comentários em "Escalavrado – Serra dos Orgãos, RJ"

  1. Aglaia Rodrigues disse:

    Sensacional André,parabens por essas conquistas.Tenho orgulho de vc,da sua força e fé.Tive o prazer de algumas vezes(Poucas,que pena ;( )escalar e tver escalando.Ali, observando sua tecnica,suas instruçoes,seu cuidado e acima de tudo disciplina e responsabilidade com o esporte, com seus alunos,e com vc mesmo,pude somar tudo isso e hoje escrever em publico…esse é o cara! Love you my friend 😉 Que Deus o acompanhe hoje e sempre.

  2. Alcyr Padrenosso disse:

    que pena eu ter mais de 70…

  3. Cokão disse:

    Muito massa essa trip pra comemorar o aniversário do Ivo!! Quero subir esse pico tb! Eu fui um dos que saltaram do Dedo de Deus,o salto mais épico da minha vida!! Queria muito agrader a todos vcs que me ajudaram!! Grande abraço.

  4. André Padrenosso disse:

    Obrigado pelas palavras carinhosas minha amiga, são pessoas como você que que me dão forças para prosseguir no caminho. Valeu e ótimas aventuras.

  5. Carlos Lannes disse:

    Cara aquilo lá é simplismente maravilhoso, Show de bola, sempre que posso vou la para curtir o visual!! Parabéns!!!

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 3469 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.