2
  
     

Escalada – Setor Corujas, Pedra da Divisa, São Bento do Sapucaí

Texto: Bianca Castro
Fotos: Flavio Castagnari

Desde o ano passado eu alugo uma casinha em São Bento do Sapucaí (SP), com mais três amigos. Entretanto, somente no mês passado eu conheci o setor da Pedra da Divisa, chamado Corujas. O que me atraiu neste setor foi a lindíssima via chamada Juízo Final, conquistada não tem muito tempo pelo escalador paulista Flavio Castagnari.

Escalada via Juízo Final

Juízo Final (9b), Setor Corujas, Pedra da Divisa, São Bento do Sapucaí – Foto: Flavio Castagnari.

Os setores mais frequentados na Pedra da Divisa são os Tetos e o Pilar Central, que possuem, em geral, vias levemente negativas, com muitos regletes – somente no setor Tetos que as vias terminam, como o nome indica, com uma inclinação mais agressiva.

O Corujas se distingue completamente, possuindo vias super aéreas e negativas. À primeira vista, um sentimento de intimidação é presente, tendo em vista que a base da falésia não é das melhores e as vias já começam bem longe do solo, mas logo esse sentimento vai embora estimulado pela alegria de escalar linhas tão incríveis.

Como chegar: A trilha para chegar no Corujas é diferente da trilha dos setores mais tradicionais da Divisa. Deve-se continuar o caminho na estrada de terra – e não entrar à esquerda como para os demais setores – até uma cerca. Ao atravessá-la, deve-se cruzar um pasto em direção a uma grande árvore solitária, avistando o Pilar Central à esquerda e a aresta do Corujas à frente. Continuando, haverá uma trilha rumo ao setor, com uma escalaminhada auxiliada por cordas fixas.

Vias (da esquerda para a direita): Granada (7c), TNT (8a), C4 (7a), África (6º sup), Voo da Coruja (8a), Duplex (8c), Morteiro (8c), Bazuca (9a), Exo-7 (8c), Bomba Atômica (9a), Inércia (9a), Napam (9b), Tomahawk (8c), Agente Laranja (9a), Faixa de Gaza (8a), Efeito Moral (8b), Juízo Final (9b), Sem Juízo (9b) e Cessar Fogo (projeto). Obrigada Lais Akamine e Márcio Faria, pela listagem das vias, e Renato “Mineiro” Passos, pela confirmação dos graus!

Pedra da Divisa, Setor Corujas

Juízo Final (9b), Setor Corujas, Pedra da Divisa, São Bento do Sapucaí – Foto: Flavio Castagnari.

Falando um pouco sobre as vias que escalei, a Juízo Final superou minhas expectativas. A via começa levemente negativa, com agarras boas, passando por um descanso quase sem mãos até outro descanso. A partir daí, a parede se torna mais negativa e a escalada fica mais dura, com uma sequência difícil e longa, de movimentos de blocada e distantes, mas com agarras relativamente boas. A via continua por uma aresta bem negativa, até um crux final que é uma blocada ou dinâmico, depende da preferência do escalador, em direção a um reglete bem pequeno. Incrível!

Já a Efeito Moral, cujo começo é o mesmo da Juízo Final, segue por uma face mais negativa da rocha, porém com agarras melhores, tendo inclusive um bote alucinante em seu meio. O crux está no final, com uma sequência de regletes pouco óbvia que derruba muitos escaladores no à vista ou até no flash.

Escalada em São bento do Sapucaí, SP

Juízo Final (9b), Setor Corujas, Pedra da Divisa, São Bento do Sapucaí – Foto: Flavio Castagnari.

Como estava fissurada pela Juízo Final, somente entrei nessas duas vias. Os frequentadores mais assíduos do Corujas recomendam também como as mais clássicas do setor a Voo da Coruja e Inércia, nas quais, com certeza, entrarei em uma próxima oportunidade.

Enfim, aconselho muito a visita ao Setor Corujas, pois as vias têm tanto uma movimentação muito bonita quanto um visual impressionante!

Arquivado em: Escalada Tags: Bianca Castro, Escalada, São Bento do Sapucaí, Setor Corujas

Related Posts

Favorite e divulgue!

2 Comentários em "Escalada – Setor Corujas, Pedra da Divisa, São Bento do Sapucaí"

  1. Belíssimas fotos, belas vias. Parabéns.

  2. Tom disse:

    caraca, que lugar irado!!! lindas fotos, belo texto!!!

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 6816 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.