2
  
     

Escalada em Guaratiba

Escalei em Guaratiba apenas uma vez… isso foi em 2005 com meu amigo Batata. Conhecemos o setor dos Orixás (Paredes de Cima) e fiquei impressionado com o lugar, porém como na época minha experiência com escalada móvel era praticamente nenhuma, aproveitei pouco… mas fiquei fissurado em voltar um dia.

Kiko na Oxum

 

No último Festival de Filmes de Montanha que rolou aqui no Rio, apareceu uma oportunidade de voltar lá. O Eliseu Frechou estava no Rio e me convidou para  passar um dia em Guaratiba… aceitei na hora e chamei o Batata (que por ter pais que moram por lá, conhece bem a região) e o Rodrigo Nunes.

Rodrigo se preparando

 

Nos encontramos no Humaitá às 8:30, eu, o Batata, Eliseu e uma amiga dele, a Mari. Iniciamos a “viagem” para Guaratiba… apesar de ser um bairro do Rio de Janeiro, Guaratiba fica longe… bem longe para quem mora na Zona Sul… se pegar trânsito da para levar mais de 3 horas para chegar. Mas não pegamos nenhum engarrafamento e portanto antes da 10h estacionamos o carro. Encontramos o Rodrigo e o Daniel e partimos para a curta trilha até o setor dos Orixás.

Bom, eu disse que o Batata conhece bem a região certo? Então ele era nosso suposto guia… mas, pobre tubérculo, ele também não voltava lá desde 2005… nos enrolamos um bocado para achar a trilha correta.. perdemos uns 40 minutos e eu já estava ficando constrangido com os convidados… mas quando já pensava em fugir e nunca mais atender nenhum telefonema deles, aconteceu o inesperado: achamos a trilha! Pronto, 3 minutinhos de trilha e chegamos no setor esperado.

Rodrigo na Oxum

 

Minha experiência com peças móveis melhorou muito desde 2005, mas de uma forma geral eu uso móvel mais para escaladas artificiais… pouco em escalada livre, mas estava com o Eliseu Frechou (mestre na arte da escalada móvel) e isso por si só já da uma animada.

Eliseu na Exu

 

Largamos as mochilas e imediatamente começamos os trabalhos… Entramos em vias do 4 ao 6 grau… revezamos a função de fotografar e curtimos uma tarde muito maneira. A Mari fez sua primeira guiada em móvel da sua vida, o Eliseu passeou nas vias e todo mundo se divertiu.

Mari na sua primeira guiada

 

No final nos despedimos do Rodrigo e do Daniel e tomamos o rumo para a Zona Sul.

Daniel na Encosto de Exu

 

Uma característica desse bairro (Guaratiba) é a enorme variedade de restaurantes caseiros especializados em frutos do mar… bom, não perdemos a oportunidade e paramos em um desses para comer um super bobó de camarão… estava bom de verdade… saímos tristes de tanto comer e partimos.

Valeu a todos!! Foi um ótimo dia de  escalada.

Eliseu na Oxalá

 

Vale registrar que no dia seguinte o Eliseu saiu carregado de prêmios do Festival de Filmes de Montanha, pelo seu Dias de Tempestade. Ficamos todos muito felizes por mais essa conquista… o cara é guerreiro pra cacete… merece.

Parque de diversões de móveis

 

Infos sobre escaladas em Guaratiba? O cara certo para isso é o André Ilha, inclusive ele é autor de um guia específico da região.

Mais algumas fotos sobre esse dia podem ser vista no blog do Eliseu.

Um abraço e boas escaladas! 

@Kiko_Araujo

Arquivado em: Escalada, Montanhismo

2 Comentários em "Escalada em Guaratiba"

  1. Rodrigo Nunes disse:

    Maneiro KIko, e qual vai ser a proxima trip!?

  2. Gustavo Britto disse:

    Guaratiba é realmente fantástico…

    Show!

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 2024 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.