2
  
     

Escalada em Cascais – Portugal

E lá fui eu para a Alemanha mais uma vez a trabalho… Dessa vez levei o equipo, pois teríamos quatro dias em Portugal e como já morei lá, sabia exatamente onde dar uma escaladinha.

Trabalhando a Martine

 

Viagem a trabalho não tem jeito, é corrido mesmo e durante quatorze dias na Europa, só teria um dia de folga de verdade e esse dia tinha que ser bem aproveitado, ou seja, teria que rolar uma pedra. O point escolhido foi o Farol da Guia, em Cascais (Portugal), pois o acesso é muito simples e as vias alucinantes para o meu grau.

Farol da Guia 

 

Morei em Portugal em 1994 e escalei bastante nesse lugar… Na época era um point de vias de alto nível de dificuldade, mas hoje não passam de vias medianas… Afinal de contas 7 a, 7b e etc (graduação francesa), já não assustam mais ninguém (tempos difíceis esses em que vivemos… literalmente difíceis)… Bom, mas para mim estava ótimo!!! Batalho para um dia escalar oitavo grau com dignidade (grau brasileiro) e as vias do Farol da Guia são em sua grande maioria entre 6 e 7.

Pedro e Alexandre… minha equipe!

 

Meu sócio e amigo Pedro fez um esforço e levou para a viagem um baudrier (ele não escala), apenas para me dar segurança. Ficou duas horas debaixo do sol garantindo a minha alegria… Obrigado Pedro!!! Também estava com a gente o Alexandre Macedo, também parceiro da empresa e de viagem. O “trabalho” do Alexandre foi tirar fotos… Então todo mundo com sua tarefa e feliz: Pedro dando segurança, Alexandre tirando fotos e o Kiko escalando! ta certo… feliz mesmo só eu…

Pedro e eu

 

Para chegar as vias é muito fácil… Mais fácil que Babilônia. Estaciona-se o carro praticamente em frente ao farol (da Guia, é óbvio) , depois se anda uns 100 metros para chegar na escada de pedra que leva a base da falésia e voilá!!! Dezenas de vias esportivas em uma rocha calcária alaranjada, na beira de um mar lindo e clarinho…

A escada que leva para a base

 

O lugar é mantido por uma escola de escalada local… Infelizmente tinha muito lixo e cacos de vidro pelo chão… É difícil manter as coisas limpas em – quase – qualquer parte do mundo, afinal de contas são seres humanos (espécime predominante em todo lado) que estragam tudo mesmo.

Lixo… infelizmente um problema local

 

As vias são incríveis!!! Cheias de agarras que vc jura que irão quebrar, mas completamente sólidas. Em sua grande maioria levemente negativas, mas também tem um pequeno bloco com uma inclinação de quase 40 graus, o setor Bloco, onde tem a linda Descanso dos Guerreiros 6c.

Alcatifa – setor Blocos

 

Superman – Setor Blocos

 

Entrando na Táxi
 
 
Táxi novamente
 
Na fissura… acabou uma desce correndo para entrar em outra.
 
Visual de revista…

 

Algumas dicas para quem se interessar:

  • Site com os croquis e o acesso detalhado: http://www.ct4bb.com/escalada/tocascais.html
  • Na volta para o carro vc pode comer no… Um pequeno centro gastronômico com várias opções de restaurantes: Casa da Guia
  • Loja bacana e com um dono gente boa, o Rodrigo http://www.bivaque.com/
  • De lá vc vai estar muito perto do centro histórico de Cascais… vale um passeio lá.

 

Centrinho de Cascais

 

Foi bacana retornar a um point que eu conhecia tão bem, 16 anos depois… Naquela época tive meu primeiro contato com a escalada esportiva e minha admiração e fissura por essa modalidade só fez crescer esse tempo todo.

Boas escaladas!!

Kiko Araujo

Arquivado em: Escalada, Montanhismo

2 Comentários em "Escalada em Cascais – Portugal"

  1. Luiz disse:

    Trabalho chato né?

  2. mz disse:

    Nunca fiz escalada. É bom ter a consciencia do quanto crescemos naquilo que fazemos e do que gostamos de fazer. Pratico artes marciais, sou mulher e também recordo os primeiros dias em que tudo era um obstáculo quase impossível, mas que foi ultrapassado. Tudo na vida se tem de conquistar.
    Gostei de ver as fotos porque vivo nesta Vila e encontrei este site por acaso!

    🙂

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 2024 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.