2
  
     

Educação Ambiental na Floresta da Tijuca – Moleque Mateiro

Olá Mateirada!!!

O ano de 2011 passou voando, e já estamos quase no fim… Por isso, vamos correr aqui para ver se dá tempo de apresentarmais um trabalho realizado pelo Instituto Moleque Mateirode Educação Ambiental(isso mesmo, agora somos um Instituto!!!) neste segundo semestre.

Na entrada do PNT, uma olhada no mapa para a localização

Pois é pessoal, algumas escolas já perceberam que para contribuírem para uma formação cidadã de seus alunos, devem investir na Educação Ambiental. Por isso, temos realizado diversos trabalhos de campo interdisciplinares, visando a passagem de alguns conteúdos de forma prática e mesclando os temas estudados em sala de aula por diversas disciplinas. Pretendemos assim, mostrar que o meio ambiente é um fenômeno complexo, onde todos os elementos se ligam uns aos outros, por isso, apenas uma matéria não pode dar conta de trabalhar toda esta complexidade ambiental. É preciso que cada professor se faça valer da educação ambiental no seu dia-a-dia na escola para que realmente possamos preparar as futuras gerações para uma sociedade mais justa e ativa, no que diz respeito à ética socioambiental.

"mateirada" subindo a trilha, sempre de olho no chão para não cair!

A partir desta concepção, o Moleque Mateiro montou o projeto “Clima, Tempo e Condições Atmosféricas”. A idéia foi levar os alunos do 3°ano do Ensino Fundamental para terem uma aula diferente, em meio à Mata Atlântica. Contando com a participação dos professores de História e Ciências, o percurso escolhido foi a Trilha dos Estudantes, na Floresta da Tijuca.

A turminha dando uma descansada, enquanto recebe explicação da equipe do Moleque Mateiro

Esta trilha, de fácil acesso e baixo nível de dificuldade possui várias placas informativas ao longo do percurso. Estas placas falam da dinâmica da floresta e dos serviços ambientais prestados por ela. Você sabe o que são serviços ambientais? São benefícios ambientais que a floresta gera às pessoas que com ela se relacionam, e vão muito além de belas paisagens, cachoeiras deliciosas e parquinhos infantis para os visitantes. Estes serviços influenciam toda a dinâmica ambiental da cidade e trazem benefícios ambientais para a população do Rio de Janeiro, tais como: regulação do clima na cidade, armazenamento de água doce, sustentação das encostas dos morros, produção de oxigênio e filtragem de carbono, biodiversidade e produção de alimentos (frutos) e remédios (ervas medicinais).  Mesmo que você nunca tenha ido à Floresta da Tijuca, ela continua prestando estes serviços básicos à nossa vida!

Mata Atlântica: nossa sala de aula viva!

Pois é, tudo isso e mais um pouco foi discutido neste dia, e os alunos saíram de lá com a idéia de que a floresta é tão importante para as nossas vidas como o ar que respiramos e a água que bebemos. Se você não conhece ainda o Parque Nacional da Tijuca, dê um pulinho lá com seus filhos, amigos ou alunos. Vocês aprenderão muitas coisas, além de se divertirem à beça em meio à nossa rica Mata Atlântica e todos os atrativos que ela nos apresenta.

As crianças não perderam tempo em sacar os celulares e registrarem a visita do Quati, espécie nativa da floresta

Só mais uma dica mateira: quando for fazer um passeio na floresta, não se esqueça de levar roupas confortáveis e acessórios úteis e resistentes, como uma boa mochila Deuter com água e alimentos leves. Para aproveitar bem a aventura use sempre os produtos de mínimo impacto SeaToSummit como a toalhinha de secagem rápida Drylite Micro Towel e o saco estanque para o lixo orgânico. E é claro, máquina fotográfica sempre à mão!  É isso pessoal, o verão está chegando e quem quiser fugir das praias lotadas, faça como o Moleque Mateiro e aproveite a floresta!

Se estiver procurando colônia de férias para seus filhos, fique de olho nas próximas publicações do Moleque Mateiro

Até a mata!!

Equipe Moleque Mateiro

Arquivado em: Deuter, Educação Ambiental, Minimo Impacto, Montanhismo Tags: educação ambiental, Minimo Impacto, moleque mateiro

2 Comentários em "Educação Ambiental na Floresta da Tijuca – Moleque Mateiro"

  1. Juliana Lessa disse:

    Gostei da iniciativa. Pro ano que vem, vocês podiam organizar atividades com alunos de outras séries. Como a gente faz, pra agendar uma visita com vocês?

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 2019 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.