6
  
     

Downhill na Estrada da Morte – Bolívia

O nome Estrada da Morte é merecido. Estreita, de terra, com um precipício que termina na mata e paredão de pedra do lado oposto. Ela é considerada uma das estradas mais perigosas do mundo. Essa é a Yungas Road, que liga La Paz a Coroico, também conhecida como Estrada da Morte ou Carretera de la Muerte.

Em 1996 foi inaugurada uma nova estrada, mais segura e ampla. Por essa nova estrada passam a grande parte do tráfego boliviano, porém a estrada da morte é muito usada na época da colheita e escoamento da plantação de coca, em sua grande maioria feitas naquela região. Em boa parte do ano a “carretera de la muerte” é amplamente usada pelos bikers e viajantes aventureiros.

Downhill significa descida, ou seja, downhill de bike na estrada da morte, é descer uma das estradas mais perigosas do mundo em alta velocidade!! Adrenalina pura!!
Esse passeio é um clássico para quem vai a La Paz. O trecho começa em La Cumbre (4.700m) e termina em Yolosa (1.185m). A empresa mais conhecida e recomendada em La Paz para esse passeio é a El Solario – Calle Murillo 776, centro, La Paz – são dados 3 opções de bikes, simples, médias e profissionais.

Eu fiz a descida de carro, pois não sei andar de bicicleta (revelando segredos…kkkk)
A descida divide-se em duas parte: uma no asfalto e a outra na parte antiga da estrada da morte de terra. A logística de apoio é muito boa: bicicletas reserva e até algumas peças simples.
São em média 3 carros de apoio e 4 guias treinados que acompanham o grupo.

A adrenalina, mesmo estando de carro, é incrível. Passar tão rente a um precipício, que não se vê o fundo, torcendo para que não venha um outro veículo em direção contrária.

São feitas várias paradas para fotos e explicações, pois cada trecho tem sua particularidade e o modo de pilotar a bike muda um pouco.

A mudança climática é impressionante, pois saímos no frio e ar rarefeito dos 4700m de atitude e terminamos no calor e altitude de 1.182m. Não damos valor ao ar que respiramos até ser muito difícil de tê-lo. Em La Paz até o fato de subir uma simples ladeira termina o fôlego e em Yolosa parece nossa casa!

A Estrada da Morte é diferente, surpreendente e recarrega o nível de adrenalina. Quem faz o downhill com o El Solario ainda ganha uma camiseta que diz: “eu fiz isso e ainda estou vivo”.
Mesmo tendo feito de carro dá para tirar onda! Eu indico que todos que forem a La Paz, façam o downhill da estrada da morte.

Um pequeno vídeo feito de dentro do carro de apoio que acompanha as bikes.

Arquivado em: Bike, Trekking, Viagem Tags: bolivia, carretera de la muerte, donwhill, estrada da morte, la paz

6 Comentários em "Downhill na Estrada da Morte – Bolívia"

  1. Henrique Lima disse:

    Caro Elque,

    Estive na Bolívia em Julho de 2011, escalando e aprendendo mais sobre o País. Quando vi os Bikers saindo de La Paz indo para o DH,nossa foi difícil segurar a vontade de participar também.
    Este ano 2012 estarei novamente por lá e desta vez não escapa é o Velho no DH, show…..

  2. Barbara disse:

    Oi, achei muito interessante o seu blog.
    Estou indo para a bolívia em julho deste ano e quero muito fazer o downhill também, porém não acho informações sobre preço, etc.
    Você pode dizer alguma coisa sobre isso?
    Quais a empresa que você contratou?
    Obrigada!

  3. Administrador disse:

    Oi Barbara

    Eu fui pela empresa El Solario – Calle Murillo, 776 centro La Paz – essa rua fica atrás da Igreja de São Francisco. Essa é a empresa mais confiável. Os preços variam de categoria de bike, mas não é nada caro. O link da empresa está no texto, só clicar em cima de “El Solario”.

    Abs e boa viagem

    Elque

  4. Alan disse:

    Olá amigo,
    Meu, sou louco para ir para downhill, mas não tenho informações nenhuma de como fazer isto. Você poderia me contar sobre sua experiência… quando foi, quanto gastou indo pela empresa El Solário… Eu só queria ter uma idéia de quanto gastou por cima, não considerando passagem daqui até lá… só o gasto de lá mesmo.
    A empresa oferece hospedagem, comida? Tem idéia de valor?
    Estou de férias em Julho 2012 e gostaria de estar indo para lá e estou tentando encorajar alguns amigos para ir também, inclusive se tiver algum candidato, será bem vindo.

    Obrigado!

  5. Elque Silva disse:

    Oi Alan

    A empresa El Solario é a melhor para o downhill, ela oferece apenas o passeio, hospedagem e alimentação não. Eu fui em julho de 2011, gastei mais ou menos 2.000,00 lá na Bolívia (passando 20 dias percorrendo várias cidades).

    Abs

    Elque

  6. Emerson Freire disse:

    Amigo, estou muito interessado em fazer esta aventura….. O percurso, é terra ou asfalto?. pelo que observei nas fotos, tem asfalto também…
    Tem passeios diariamente pela El Solario?
    Qual hotel você indicaria em La Paz?
    A EL solario, cobra quanto por pessoa?
    Eles tem bikes disponiveis também?

    Abraços

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 2024 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.