11
  
     

Comida Liofilizada… o que é isso?

Quem pratica esportes outdoor no Brasil já reparou que há muito tempo deixamos de estarilhados no que diz respeito a compra de equipamentos… Quero dizer que a 15 ou 10 anos atrás era difícil conseguir equipamento de qualidade por aqui, fosse importado ou nacional. Hoje a realidade é outra, encontramos praticamente tudo que precisamos aqui mesmo na terrinha. De barracas a calçados, mochilas a headlamps e até mesmo eletrônicos sofisticados (como um GPS), equipamentos importados e até nacionais de qualidade. Mas e a comida??

Quem faz um trekking de dois dias ou entra em um barco para passar uma semana longe da civilização está “condenado” a comer Miojo??!! nada contra o querido Miojo, mas passe 4 dias comendo esse macarrão com pó de “sabe Deus do que“… é duro!!

Pois é… temos altas mochilas, tudo o que há de melhor em segurança, roupas pra lá de técnicas, mas ninguém estava se lembrando da comida. Bom, isso até agora, pois uma empresa do interior de São Paulo, a Berkka Liofoods® , desenvolveu a primeira marca de comida liofilizada da América do Sul, a Liofoods.

Comida liofilizada??? que diabos é isso? sim, eu me fiz essa pergunta quando ouvi falar da Liofoods pela primeira vez. Para responder essa pergunta de forma segura e técnica, ninguém melhor do que a “mãe da criança“:
” O processo envolve dois métodos confiáveis de conservação de produtos biológicos – congelamento e secagem – não utiliza conservantes ou produtos químicos e o controle de umidade é realizado por sublimação. Este processo, se comparado a outros meios de desidratação, mostra que preserva células, bem como frutas, vegetais, carnes, peixes e alimentos em geral.

Na liofilização, o produto é congelado abaixo de -30°C, e submetido a uma pressão muito baixa (alto vácuo), fazendo com que a água dos alimentos que foi transformada em gelo seja sublimada, ou seja, passará diretamente do estado sólido para o gasoso, resultando num produto final com estrutura porosa livre de umidade.

Os produtos liofilizados têm suas propriedades originais mantidas – forma, cor, aroma e sabor – e quando conservados adequadamente, mesmo à temperatura ambiente, resistem intactos por muitos anos. Desta forma, obtêm-se produtos da mais alta qualidade, de reconstituição instantânea e que possuem longa vida de prateleira, apesar de a legislação brasileira permitir dois anos de validade.

Outro efeito importante é a diminuição de peso e volume, além da possibilidade de manusear alimentos que, naturalmente, são perecíveis, sem necessidade de refrigeração, facilitando operações logísticas de armazenamento, transporte e distribuição.”

Rose Berkka

Imagina um jantar assim na montanha?!

O grande barato dessa técnica é que se pode liofilizar quase tudo, por isso a variedade de pratos é absurda, vai desde aves e peixes a sorvete. Pensando em quem pratica esportes outdoor, duas características da comida liofilizada fazem toda a diferença: peso e volume. Sem água o alimento fica muito, muito leve e compacto.

E para rehidratar? muito fácil… só jogar água. Veja bem, só jogar água, não precisa cozinhar pois a comida já está pronta.
Eu já experimentei e por isso mesmo estou falando sobre o produto. Almocei um strogonoff de frango com arroz e batata. A batata não estava muito saborosa, mas o arroz e o strogonoff estavam perfeitos… fiquei imaginando um jantar em um platô sem o miojo e sim com um belo strogooff de frango… muito maneiro!

Por Kiko Araujo
Arquivado em: Deuter, Equipamentos, Lafuma, Lorpen, Outdoor Gourmet, Primus, Princeton Tec, Sea to Summit Tags: Equipamentos, Escalada, Montanhismo, Outdoor Gourmet, Outros Esportes, Trekking

11 Comentários em "Comida Liofilizada… o que é isso?"

  1. Luiz Gustavo Miguez disse:

    Experimentei na Adventure Sports Fair um arroz doce liofilizado da Liofoods! Muito bom!! Existem varias opções tem ate pratos prontos!!

  2. Elias Maio disse:

    Era tudo que eu queria!!! Valeu ProAtiva!

  3. fernando de andrade vieira disse:

    Experimentei e aprovei.
    Muito bom o sabor de cada prato.

  4. Danilo Amador disse:

    É impressionante como só provando pra saber que o gosto é realmente o mesmo gosto da comida caseira com os mesmo temperos de mãe É MUITO BOM e o melhor de tudo é variedade de pratos
    Tem até Mousse de Maracujá e é uma delicia!!!!!

  5. rosalia disse:

    gostaria de saber onde encontrar comida liofilizada em salvador-ba-brasil

  6. Carlos disse:

    Gostaria de saber onde posso comprar alimentos liofilizados. Resido em Cordeirópolis a 197 Km da capital São Paulo. É possível comprar pelo SEDEX?

  7. Eliel disse:

    Temos várias opções de comidas liofilizadas, basta acessar o site http://www.comidadesidratada.com.br para aproveitar nossos preços abaixo da tabela.

  8. Gislene disse:

    Gostaria de ser representante desse produto. como fazer?

    Quem devo fazer contato?
    Qual o site?

  9. sulamita freitas da silva disse:

    obrigada esse site me ajudo muito no meu trabalho de ciencias

  10. jonatas freitas dos santos disse:

    gostei muito desse site

  11. […] calabresa, salgadinhos, frutas menos delicadas, sucos em pó, leite em pó e café instantâneo e comidas liofilizadas ou […]

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 2024 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.