1
  
     

Cabeção – Via nova no Dona Marta – Rio de Janeiro

No início de 2011 o Cláudio (3 Picos) me convidou a participar de uma conquista que ele e o André Ilha tinham acabado de iniciar no Morro Dona Marta em Botafogo. Fiquei amarradão com o convite, isso porque seria minha primeira via tradicional a ser conquistada, uma oportunidade de ter uma verdadeira aula de conquista com o André e também por escalar com o Claudão, um grande camarada.

André na conquista

Combinamos o primeiro final de semana e lá fomos nós. A via prometia, e apesar de ser predominantemente de aderência (modalidade que não curto), os lances estavam ficando cada vez mais maneiros. Foram cerca de 6 investidas até finalmente terminarmos a conquista, o que só aconteceu há cerca de 3 semanas atrás. O sol estava a pino, mas com uma leve brisa que dava um refresco.  Aliás, começamos a conquista no alto verão de 2011, torrando ao sol (eu e o Cláudio, pois o André parece que nasceu com fator de proteção solar embutido… enquanto a gente escalava que nem beduínos e lambuzados de protetor, o André continuava todo serelepe sem camisa e protetor) e só viemos a terminar agora, no verão de 2012… deve ser algum sadismo do André… Parece que só tem graça se estiver a 50 graus à sombra.

Kiko grampeando

Falando da via:  Começa em uma pequena “ ladeira” 100% de aderência, o que da um 4 grau quando tá seco… úmido já da uma bela atrapalhada… Depois lances de agarrência em diagonal para esquerda até chegar a um pedaço de agarras muito boas e bacanas de escalar. Depois se chega ao o que chamamos de “aquecimento”, um 5 grau de pura aderência e a partir daqui a moleza acaba. Logo depois tem uma horizontal delicada para a direita que deve dar um 6, e toda a enviada acima fica na casa do 6 e 6+ de aderência, aí se chega a um platô muito confortável para entrar em um possível 7a, que começa em aderência mas que se mata dominando uma laca invertida.

Com o Cristo de frente

Após esse lance se chega a um enorme platô de onde deve se descansar, beber água e encarar o crux da via, um 8 e alguma coisa com um 7c logo na sequencia. Esse lance foi liberado na nossa última investida e em alto estilo. Havia guiado todas as enfiadas até chegar nesse platô, porque o André queria estar descansado para tentar fazer. Preparei a segurança e lá se foi ele trabalhar o crux… o cara estava tão concentrado que passou de primeira e super sólido, mas com um detalhe: não costurou o lance, ou seja passou batido pelo grampo que protege o crux e só depois percebeu que não tinha costurado… aí quase enfartou …  mas estava amarradão e mandou o 7c seguinte sem problemas.

 

André grampeando

Crux liberado (falta repetições para definir o grau), a via ainda tem mais uma enfiada de 4 grau até seu final.

Cláudio conqusitando

O nome da via é Cabeção, homenagem mais do que merecida ao Bernardo Collares. Fica no Morro Dona Marta, face Sul e tem uma vista linda da Lagoa e um ângulo diferente do Cristo… se escala com ele te  encarando de frente.

Sem dúvida é uma via que merece ser repetida… lances bacanas, vista diferente e uma parede bem fora do circuito “comum” do Rio.

Croqui

A trilha é a mesma que está no Guia da Floresta da Tijuca, do Flavio Daflon (pág. 139), mas apesar de curta é complicadinha… na verdade permanece a mística que nunca fizemos o mesmo caminho para chegar na base… uma beleza.

Agradeço o convite da conquista e já me coloquei a disposição para novas roubadas.

Abs!

Kiko Araujo

 

Arquivado em: Escalada, Montanhismo Tags: aderência, andre ilha, Claudão, conquista, escalada tradicional, Kiko Araujo, Morro Dona Marta

Related Posts

Favorite e divulgue!

1 Comentário em "Cabeção – Via nova no Dona Marta – Rio de Janeiro"

  1. Cleusa Arantes disse:

    Oi, montanhistas:
    É realmente fantástico o fazer montanhismo. Não penso na coragem, penso no desprendimento, na descoberta, na aventura, na realização de um poder fazer com alegria, seguindo regras e estudos com responsabilidade.
    Eu os admiro e respeito.
    Parabéns por mais esta vitória e parabéns pelo nome dado “CABEÇÃO” em homenagem ao querido sobrinho BERNARDO.

    Beijos para vocês.

    Cleusa.

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 6753 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.