1
  
     

Alimentação no Camping

Texto por: Bruna Rodrigues

Roteiro decidido, barraca limpa e separada, tudo pronto para a sua próxima viagem. Mas há um detalhe – entre tantos outros importantes para que sua viagem seja perfeita – que deve ser pensado e planejado com antecedência: a alimentação no camping.

Se você pretende acampar em um local que possui ampla infraestrutura nos arredores, e que conte com lanchonetes, restaurantes, supermercados e bares, a comida não será uma preocupação. Basta que você leve dinheiro suficiente para todos os dias, contando os gastos extras com outras atividades, como passeios, lembrancinhas, transporte, combustível, pedágios, entre outros. Porém, se o seu camping for mais afastado desse tipo de estrutura, há necessidade de pensar na logística antes de sair de casa.

Cozinhar no camping ou levar comidas prontas: qual a melhor opção?

cozinhando no acampamento

Para quem sabe que não vai ter estrutura de alimentação próxima ao acampamento ou quer economizar, é possível levar um estoque de comida ou cozinhar no camping. Para quem vai optar pela primeira ou pela segunda opção (ou ambas), algumas observações são importantes:

– evite alimentos que necessitem de refrigeração em tempo parcial ou integral: mesmo que você leve coolers ou isopores, alguns alimentos mais delicados, como laticínios, carnes, peixes, frango, frios (presunto, queijo, mortadela, etc.), entre outros, podem não resistir às oscilações de temperatura ou ao calor do local e acabarem estragando. Consumir os alimentos nessa situação pode causar problemas de saúde e atrapalhar a viagem;

– prefira alimentos que não precisem de refrigeração e que aguentem o tranco: pães de forma, biscoitos e bolachas, alguns enlatados, macarrão (instantâneo ou não), bacon, carne seca, linguiça calabresa, salgadinhos, frutas menos delicadas, sucos em pó, leite em pó e café instantâneo e comidas liofilizadas ou desidratadas.

Você deve verificar se o camping conta com estrutura para cozimento dos alimentos (água e fogão ou fogareiro). Se não contar, há a possibilidade de levar o seu próprio equipamento, inclusive esta interessante mesa de camping super moderna e portátil. Lembre-se de levar uma panela, um pote de plástico ou prato plástico (para servir de prato) e talheres. Coloque no kit um copo ou caneca plástica para poder tomar água ou suco.

Para calcular a quantidade de comida, pense no quanto você comerá em cada refeição, e quantas refeições você pretende fazer por dia. Faça as contas e leve apenas um pouco mais que o necessário, evitando o sobrepeso. Óleo, sal e temperos podem ser divididos entre o grupo: não há necessidade de apenas uma pessoa levar tudo.

Com essas dicas, sua viagem será ainda mais confortável, e, por que não, saborosa!

Texto por: Bruna Rodrigues

Arquivado em: Dicas, Outdoor Gourmet Tags: Alimentação no camping, cozinhando no acampamento, dicas

1 Comentário em "Alimentação no Camping"

  1. […] importante escolher alimentos nutritivos que possam ser transportados e armazenados com higiene (veja algumas dicas de alimentação para o camping aqui), além de ser sempre bom se antecipar e levar um kit de primeiros socorros. Fora isso, leve […]

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 2019 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.