4
  
     

Ajustar corretamente a mochila cargueira

Ajustar a mochila cargueira de forma correta faz toda a diferença, sem os ajustes corretos por mais que a sua mochila seja ótima o peso não estará distribuído de forma correta e estabilizado, e isso irá gerar um desconforto durante o uso. Pensando em ajudar quem não tem muito conhecimento nesta área nós resolvemos montar um post com ilustrações e um vídeo mostrando o ajuste correto da mochila. A Deuter nos mandou algumas informações referentes as diferenças de escolha entre o modelo SL (linha feminina ou para pessoas de baixa estatura) e os modelos normais, e nós iremos replicar estas informações aqui também.

– Escolhendo sua DEUTER – vou de SL ou de modelo normal?

A escolha entre o modelo SL e o modelo normal fica bem simples depois de olhar o gráfico abaixo. Além disso leve em conta o seguinte:

Mulheres ou homens com menos de 1,72 = mochilas SL (principalmente as cargueiras e semi cargueiras, nas mochilas menores a diferença não se nota tanto nos ajustes, já que a carga é menor).

Deuter SL ou modelos padrão?

Como escolher a sua Deuter entre os modelos normais e os SL

– Ajustando a mochila cargueira!

São 7 pontos de ajuste ao longo da mochila inteira – a altura das alças (ajuste no costado, existe em algumas mochilas mas não em todas), alto dos ombros, alças (no meio delas), fita de peito, barrigueira frente e barrigueira atrás e fitas de compressão ao longo do corpo da mochila.

Ajustar a mochila de viagem

Esquema mostrando todos os pontos de ajuste principais e a maneira de ajusta-los!

Vamos começar ajustando a altura das alças. Carregue a mochila com algum peso, preferencialmente encha ela (pode ser com lençóis ou algo assim – mas lembre-se que esses ajustes serão afinados de forma perfeita somente quando ela estiver com a carga real). A base do costado deve casar com a base da coluna e o centro da barrigueira deve estar posicionado no centro dos ossos da bacia – é muito comum ver pessoas usando a barrigueira acima ou abaixo da linha dos ossos da cintura, esse posicionamento está errado. O peso principal da mochila deve estar na barrigueira, por isso o ajuste correto dela é importante. Aperte a fita da barrigueira para que o peso da mochila se concentre nela.

Verifique se as alças estão altas demais (elas devem encostar nos ombros), se elas estiverem sobrando ajuste a altura das alças no costado (se a sua mochila possuir esse ajuste) e ajuste também a altura das alças (no meio de cada uma delas). Após ajustar a altura das alças no costado vista a mochila e faça um acerto mais fino das alças (usando o ajuste que fica no meio de cada alça).

Agora vamos para as fitas que existem no alto das alças, elas aproximam a mochila das costas, o correto é manter a mochila próxima das costas para que ela não “sambe” durante a caminhada, ou seja, não deixe essas fitas folgadas demais. Mas também não precisa aperta-las muito, ache um ponto de equilíbrio que seja confortável para você, que estabilize o peso. Existe uma regra que define que o ângulo desta fita deve ser de aproximadamente 45º.

Note na figura acima (item 4) que a posição correta das alças é tocando os ombros, e que o final de cada alça deve estar posicionado sobre as escápulas, logo abaixo dos ombros, nas costas.

Assim como existem as fitas no alto de cada alça também temos fitas de ajuste no final de cada barrigueira, onde elas encostam na mochila em si. A função dessas fitas é semelhante àquelas do alto de cada alça, ou seja, aproximar a mochila do seu corpo. Assim como as outras, essas fitas de ajuste da parte de trás da barrigueira devem estar justas, mantendo a mochila próxima da parte de trás das suas costas, na linha da cintura.

A fita de peito serve para estabilizar ainda mais a mochila nas costas, é normal ajustá-la ao longo do uso. A regra aqui é: ajuste-a de acordo com a posição mais confortável para você! E cuidado para não deixar a fita de peito alta demais, o que pode incomodar no pescoço. Mas em geral isso só vai acontecer se a sua mochila estiver muito mal ajustada.

As fitas de compressão que estão ao longo do corpo da mochila servem para compactar o material que está sendo transportando e assim evitar que alguma coisa “sambe” dentro da mochila durante a caminhada. Ajuste as fitas de compressão para que elas façam a mochila “abraçar” o que tem no interior dela. Não deixe essas fitas frouxas mas também não precisa aperta-las demais, apenas ajuste para que fiquem firmes.

Uma nota importante! Esses ajustes devem ser refeitos ao longo de viagens ou trekkings. É normal que algumas fitas afrouxem durante o uso, principalmente as fitas da barrigueira e as que ficam nas alças.

Vídeo explicativo – como ajustar a cargueira

Se ainda sobraram dúvidas nada melhor que uma explicação visual, então eu deixo vocês com um vídeo da Deuter mostrando os ajustes que eu expliquei aqui. Bons ventos à todos e até a próxima!!

Arquivado em: Deuter, Equipamentos, Geral Tags: ajustar mochila, deuter, dicas, equipamentos, mochila cargueira

4 Comentários em "Ajustar corretamente a mochila cargueira"

  1. Mara disse:

    Olá;

    Poderia me ajudar? No meu caso, tenho 1.54, você poderia me indicar uma mochila ou esta também serveria no meu caso de ser baixinha.

    grata

  2. Mario Nery disse:

    Olá Mara, quem trabalha com um alinha especial para mulheres e pessoas de baixa estatura é a Deuter. Eu tenho uma amiga que tem um centímetro a mais que você e usa uma AirContact Pro 55+15 – um ótimo modelo de cargueira que foi feita pensando exatamente em casos como o seu. A grande regra no seu caso é achar um modelo que não seja volumoso demais e que permita os ajustes corretos no seu corpo. Principalmente barrigueira e altura das alças. Abs, Mario.

  3. Alan disse:

    Olá, primeiramente gostaria de parabenizar pelo excelente artigo.
    Vou fazer um mochilão (Peru, Bolivia, Chile) de 30 dias e estou pensando em adquirir uma deuter Transit 65 + 12, porém eu tenho 1.60. Tenho porte atlético. Ela será inconveniente?

    Obrigado.

  4. […] Ajustar a mochila cargueira de forma correta nem sempre é uma tarefa simples, o site Adventure Zone traz um excelente artigo com várias dicas para estes ajustes. Lei o artigo Aqui. […]

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 2019 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.