0
  
     

Abrigo Cipó

Serra do Cipó está localizada a 90 quilômetros a nordeste de Belo Horizonte, logo depois da cidade de Lagoa Santa, na região sul da Cordilheira do Espinhaço, no divisor de águas das bacias hidrográficas dos rios São Francisco e Doce.

De automóvel o acesso é feito através da Rodovia MG-10 em pouco mais de uma hora. De ônibus existem vários horários saindo da rodoviária de Belo Horizonte em direção à Serra do Cipó(Cardeal Mota). E por via aérea também é fácil, decorrente da proximidade do Aeroporto Internacional de Confins distante apenas 50 quilômetros.

A região é bastante rica em cursos d’água, destacando-se o rio Cipó, afluente do rio das Velhas, pertencente à bacia do rio São Francisco. O rio Cipó, que é o mais importante curso d’água da região, nasce a partir do encontro dos ribeirões Mascate e Gavião, sendo que o Mascate desce do cânion das Bandeirinhas enquanto o Gavião a serra da Bocaina, ambos no interior do Parque Nacional.

Considerado um local místico, em geral é a beleza e pureza das águas que atraem o maior número de visitantes. Em decorrência do relevo acidentado observa-se a freqüente formação de cachoeiras, corredeiras e piscinas naturais, que mantêm o seu volume de água constante durante quase todo o ano devido ao aspecto areno-rochoso do solo.

As águas de nascentes e riachos da Serra do Cipó, servem como padrão de referência, para ambientes aquáticos de ótima qualidade, equilibrados e com elevada diversidade biológica.

Atenciosamente,
Equipe Abrigo Cipó

Arquivado em: Deuter, Escalada, Montanhismo, Trekking, Viagem Tags: Escalada, Montanhismo, Trekking, Viagem

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 2024 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.