1
  
     

1º etapa de expedição na Ruta 40

Os números impressionam e até assustam. Foram 23 dias, 1200km percorridos de bicicleta entre Mendoza e junin de Los Andes (na Patagônia), três montanhas escaladas, temperaturas que variaram de -18 a +42 graus. A travessia concluída no último dia , porém, representa ‘apenas’ um terço do objetivo traçado pelo ciclista e montanhista Jorge Kaiser Junior.

O expedicionário pretende concluir, em mais duas expedições, o percurso completo da Ruta 40 na Argentina – missão esta nunca antes realizada por um brasileiro. A mítica rodovia tem 5200km e cruza o pais entre La Quiaca e Cabo Virgens. Acompanhado somente de sua mountain bike com rodas 29 polegadas, Kaiser carregou cerca de 35kg de equipamentos, como barraca , fogareiro, acessórios de montanhismo, comida desidratada, etc. Além do planejamento e condicionamento físico em  dia, o atleta cita como fundamental. “Tem que estar focado e saber lidar com a situação“. afirma, lembrando que passou dias sem encontrar ninguém pelo caminho. O inesperado calor e vento forte surpreederam, mas nada se comparou aos transtornos causados pelos trechos da estrada onde era cascalhos “Tive quatro pneus furados em um mesmo dia e meus bagageiros quebraram” , observa.

 

Tempestade impede a escalada do Lanin

Logo na chegada  Mendoza, Jorge Kaiser realizou um trekking de aclimatação e escalou o Cerro Penitentes, que fica quase em frente ao Aconcágua e tem 4351m. No primeiro trecho de pedalad até San Carlos, encontrou dois americanos e um alemão, com quem seguiu durante os primeiros dias. Cerca de 700km depois, Kaiser alcançou Chos Malal, onde escalou o Cerro de la Virgen. Apos outros quatro dias de paisagens exuberantes, chegou a Junin de Los Andes para enfrentar o Vulcão Lanin. A montanha fica na divisa da Argentina com o Chile e possui 3776m.

” Peguei uma tempestade e fui obrigado a parar de subir com 2600m” , conta. “Correu tudo como planejado e agora é só preparar a próxima expedição” , conclui.

Mais detalhes: ruta40debicleta.blogspot.com

 

Arquivado em: Bike, Escalada, Montanhismo, Viagem Tags: Cerro Penitentes, Cicloturismo, Jorge Kaiser, Patagônia, Ruta 40

1 Comentário em "1º etapa de expedição na Ruta 40"

  1. fabio montarroios disse:

    parabéns pela iniciativa, jorge. gostaria de fazer esta rota tb, mas de carro. certamente é um percurso extremamente puxado. bem, numa próxima vc pode testar os pneus da marca schwalbe. segundo a fabricante, eles não furam nunca. boa sorte no resto percurso!

Deixe o seu comentário!

Comentar!

© 2019 Adventure Zone. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Válidos.
Design: Equipe Adventure Zone.